Avião de pequeno porte cai em Ubatuba, litoral de São Paulo

Aeronave teve problemas durante o pouso, passou do aeroporto e explodiu em uma praia da região. Pelo menos cinco pessoas estavam a bordo, diz prefeitura

Um avião de pequeno porte caiu em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, na manhã desta quinta-feira, 9. A prefeitura da cidade confirmou que a aeronave saiu da pista do aeroporto e foi em direção ao mar. Foi confirmada a morte do piloto.

O acidente aconteceu na praia de Itaguá, próximo ao aeroporto da cidade. O avião também atingiu pessoas que estava em uma pista de skate, na orla. As condições meteorológicas não eram favoráveis no momento.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Ao todo, foram sete vítimas, sendo cinco que estavam no avião — três adultos e duas crianças —, e duas que estavam na orla no momento do ocorrido, segundo informações divulgadas pela Prefeitura de Ubatuba.

Profissionais de Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Segurança, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar já estão no local fazendo a retirada das vítimas.

Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) também foram acionados para realizar a verificação de danos e levantamento de informações para a investigação. 

Avião de pequeno porte cai em Ubatuba: chuva pode ter ocasionado acidente

Segundo a Prefeitura, a aeronave saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás (SWME), com cinco pessoas e tentou pousar em Ubatuba. Mas as condições meteorológicas eram "degradadas, com chuva e pista molhada".

O trânsito no local do acidente sofreu alterações. Motoristas que passam pelo local, no início da avenida Iperoig, devem ficar atentos aos desvios.

LEIA TAMBÉM | Número de mortes no Brasil por acidente aéreo em 2024 é o maior em onze anos

Avião de pequeno porte cai em Ubatuba: vítimas foram encaminhadas ao hospital

Após o pouso, a aeronave ultrapassou a pista, atravessou o alambrado da Cabeceira 09 e atingiu uma mulher e uma criança. Ambas estão com vida.

Foram resgatadas quatro pessoas do avião, sendo um casal e duas crianças. O piloto ficou preso às ferragens e veio a óbito.

Segundo informações da Santa Casa, há cinco vítimas no hospital (3 adultos e duas crianças), elas estão estáveis e em atendimento. Dentre os três adultos, um dos pacientes não estava na aeronave.

Avião de pequeno porte cai em Ubatuba: aeronave estava em situação regular

O avião acidentado é um bimotor a jato modelo Cessna Citation. A aeronave tem capacidade para oito pessoas, sendo um tripulante. Os proprietários da aeronave eram Nelvo Fries e Maria Gertrudes Fries.

De acordo com registro na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião tinha situação normal de aeronavegabilidade, mas não era autorizada a fazer táxi aéreo.

Avião de pequeno porte cai em Ubatuba: veja vídeo

>> Clique aqui para assistir no Dailymotion

13 acidentes aéreos aconteceram em dois meses no mundo

Contando com este, soma-se 13 acidentes aéreos entre novembro de 2024 e janeiro de 2025 no mundo, oito apenas no mês de dezembro. Este é o quinto no Brasil durante o intervalo.

Em novembro, duas aeronaves modelo T-27 Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) colidiram e um dos aviões caiu. Não houve vítimas fatais. Outros dois acidentes envolvendo cargueiros aconteceram na Lituânia e na Rússia no mesmo mês.

Entre os oito acidentes aéreos de dezembro estão a queda de uma aeronave na serra gaúcha que deixou 10 mortos e a tragédia na Coreia do Sul que vitimou 179 passageiros. No mesmo dia e horas depois, um avião pegou fogo no Canadá.

Um avião de pequeno porte também caiu em Manicoré, no Amazonas, e os dois passageiros morreram. No Mato Grosso do Sul três pessoas foram resgatadas com vida após o monomotor ter caído de ponta cabeça em meio à área pantaneira.

Em 25 de dezembro, um avião da companhia Azerbaijan Airlines, fabricado pela Embraer, caiu na região oeste do Cazaquistão com 67 pessoas a bordo, das quais 32 sobreviveram. Outros dois acidentes aconteceram no Havaí e na Argentina ocasionando a morte de quatro pessoas no total.

Já este ano, um acidente aéreo na Califórnia deixou também ao menos 2 mortos e 18 feridos.

Matéria atualizada às 12h50 do dia 9/1/25.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar