Avião de pequeno porte cai em Ubatuba, litoral de São Paulo
Aeronave teve problemas durante o pouso, passou do aeroporto e explodiu em uma praia da região. Pelo menos cinco pessoas estavam a bordo, diz prefeitura
11:16 | Jan. 09, 2025
Um avião de pequeno porte caiu em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, na manhã desta quinta-feira, 9. A prefeitura da cidade confirmou que a aeronave saiu da pista do aeroporto e foi em direção ao mar. Foi confirmada a morte do piloto.
O acidente aconteceu na praia de Itaguá, próximo ao aeroporto da cidade. O avião também atingiu pessoas que estava em uma pista de skate, na orla. As condições meteorológicas não eram favoráveis no momento.
Ao todo, foram sete vítimas, sendo cinco que estavam no avião — três adultos e duas crianças —, e duas que estavam na orla no momento do ocorrido, segundo informações divulgadas pela Prefeitura de Ubatuba.
Profissionais de Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Segurança, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar já estão no local fazendo a retirada das vítimas.
Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) também foram acionados para realizar a verificação de danos e levantamento de informações para a investigação.
Avião de pequeno porte cai em Ubatuba: chuva pode ter ocasionado acidente
Segundo a Prefeitura, a aeronave saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás (SWME), com cinco pessoas e tentou pousar em Ubatuba. Mas as condições meteorológicas eram "degradadas, com chuva e pista molhada".
O trânsito no local do acidente sofreu alterações. Motoristas que passam pelo local, no início da avenida Iperoig, devem ficar atentos aos desvios.
LEIA TAMBÉM | Número de mortes no Brasil por acidente aéreo em 2024 é o maior em onze anos
Avião de pequeno porte cai em Ubatuba: vítimas foram encaminhadas ao hospital
Após o pouso, a aeronave ultrapassou a pista, atravessou o alambrado da Cabeceira 09 e atingiu uma mulher e uma criança. Ambas estão com vida.
Foram resgatadas quatro pessoas do avião, sendo um casal e duas crianças. O piloto ficou preso às ferragens e veio a óbito.
Segundo informações da Santa Casa, há cinco vítimas no hospital (3 adultos e duas crianças), elas estão estáveis e em atendimento. Dentre os três adultos, um dos pacientes não estava na aeronave.
Avião de pequeno porte cai em Ubatuba: aeronave estava em situação regular
O avião acidentado é um bimotor a jato modelo Cessna Citation. A aeronave tem capacidade para oito pessoas, sendo um tripulante. Os proprietários da aeronave eram Nelvo Fries e Maria Gertrudes Fries.
De acordo com registro na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião tinha situação normal de aeronavegabilidade, mas não era autorizada a fazer táxi aéreo.
Avião de pequeno porte cai em Ubatuba: veja vídeo
>> Clique aqui para assistir no Dailymotion
13 acidentes aéreos aconteceram em dois meses no mundo
Contando com este, soma-se 13 acidentes aéreos entre novembro de 2024 e janeiro de 2025 no mundo, oito apenas no mês de dezembro. Este é o quinto no Brasil durante o intervalo.
Em novembro, duas aeronaves modelo T-27 Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) colidiram e um dos aviões caiu. Não houve vítimas fatais. Outros dois acidentes envolvendo cargueiros aconteceram na Lituânia e na Rússia no mesmo mês.
Entre os oito acidentes aéreos de dezembro estão a queda de uma aeronave na serra gaúcha que deixou 10 mortos e a tragédia na Coreia do Sul que vitimou 179 passageiros. No mesmo dia e horas depois, um avião pegou fogo no Canadá.
Um avião de pequeno porte também caiu em Manicoré, no Amazonas, e os dois passageiros morreram. No Mato Grosso do Sul três pessoas foram resgatadas com vida após o monomotor ter caído de ponta cabeça em meio à área pantaneira.
Em 25 de dezembro, um avião da companhia Azerbaijan Airlines, fabricado pela Embraer, caiu na região oeste do Cazaquistão com 67 pessoas a bordo, das quais 32 sobreviveram. Outros dois acidentes aconteceram no Havaí e na Argentina ocasionando a morte de quatro pessoas no total.
Já este ano, um acidente aéreo na Califórnia deixou também ao menos 2 mortos e 18 feridos.
Matéria atualizada às 12h50 do dia 9/1/25.