RS: Avião cai em Gramado, na serra gaúcha; Bombeiros estão no local
Acidente aconteceu na manhã deste domingo, 22. Imagens que circulam nas redes sociais mostram a aeronave em chamas após a queda e a destruição causada no localUm avião de pequeno porte caiu nesta manhã deste domingo, 22 de dezembro, em Gramado, na serra gaúcha. O acidente aconteceu na área central da cidade, perto da Avenida das Hortênsias.
LEIA MAIS | Avião bimotor que caiu em Gramado ia para SP e bateu contra chaminé de prédio
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil estão no local atuando no resgate e no controle de chamas que se formaram após a queda da aeronave, conforme informações da Gaúcha Zero Hora. A área está isolada.
"Nós escutamos uma explosão muito forte", afirma Paulo Benedito, que estava hospedado em um hotel a cerca de cem metros do local da queda, em entrevista à Rádio Gaúcha.
À Rádio Gaúcha, a Brigada Militar afirmou que aeronave bateu contra um prédio, depois acertou uma casa e uma loja de móveis; os destroços teriam atingido uma pousada. O avião teria atingido a chaminé de um prédio e, na sequência, colidido com o segundo andar de uma casa.
“Acredito em Deus porque ele está aí pra isso. Eu tenho que agradecer porque Ele me deixou ileso”, afirma Claudio Selivio Sander, proprietário da casa que foi atingida pelo avião, à Rádio Gaúcha.
Conforme as informações preliminares, ao menos 15 pessoas foram conduzidas ao Hospital de Gramado. Também segundo a corporação, o avião teria saído de Canela e teria como destino São Paulo.
Em nota ao O POVO, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que a aeronave de prefixo PR-NDN, decolou do Aeroporto de Canela às 9h15min, com destino a Jundiaí (SP), e sofreu a queda na área urbana do município de Gramado, fora do sítio aeroportuário.
“As informações sobre as causas do acidente, número de passageiros e tripulação, bem como a investigação, devem ser apuradas junto ao Cenipa – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, órgão ligado ao Comando da Aeronáutica e à Anac – Agência Nacional de Aviação Civil”, finaliza a pasta.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram a aeronave em chamas após a queda e a destruição causada no local.
Avião cai em Gramado: autoridades acompanham resgate
O governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), publicou uma nota em seu perfil no X e disse estar acompanhando junto às forças de segurança do estado o episódio de queda da aeronave em Gramado.
“Estamos com todo o efetivo do município e de Canela mobilizados para atender a ocorrência. Também estou me deslocando para acompanhar a operação no local. No momento, a prioridade é garantir o isolamento da área e atender as vítimas que sofreram ferimentos. Infelizmente, as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram”, afirma na postagem.
O vice-governador Gabriel Souza (MDB) também falou sobre o acidente: "Bombeiros já trabalham na área, estamos acompanhando a situação com todas as forças de segurança", afirmou em postagem no X por volta das 10h20min deste domingo.
"Acabo de receber a notícia da queda de um avião em Gramado. Estou acompanhando de perto os desdobramentos do acidente junto a autoridades locais", publicou o ministro da Comunicação federal, Paulo Pimenta, também no X às 10h29min. "Envio minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas desta tragédia que acontece no nosso estado", seguiu Pimenta, que é deputado federal pelo Rio Grande do Sul.
Avião cai em Gramado: tempo de nevoeiro e baixa visibilidade
Segundo a empresa de meteorologia MetSul, as condições de visibilidade no momento do acidente "eram muito ruins em Gramado e Canela com a presença de forte nevoeiro" na Região das Hortênsias.
Uma frente fria avança pelo nordeste do Rio Grande do Sul com abundante nebulosidade e chuva de variada intensidade entre a serra, a Grande Porto Alegre e o litoral norte. "Este sistema frontal era responsável pelo forte nevoeiro em Gramado com visibilidade horizontal de poucas dezenas de metros", explica a MetSul.
Havia ainda chuva leve e garoa com registro de precipitação na estação meteorológica no aeroporto de Canela. Já o vento era fraco.
“É muito triste para todos nós anunciar essa notícia. São 14 pessoas feridas no entorno do local por conta da inalação de fumaça do incêndio e duas delas estão em estado grave”, afirma o governador Eduardo Leite à Rádio Gaúcha.
Segundo o governador, uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) está avaliando como as condições climáticas estavam no momento do acidente.
* Atualizada às 12h07min deste domingo, 22 de dezembro de 2024
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente