Ponte entre Maranhão e Tocantins desaba enquanto vereador faz vídeo denunciando situação
No momento do desabamento, veículos transitavam pela ponte e o vereador mostrava rachaduras no equipamento
18:00 | Dez. 22, 2024
Na tarde deste domingo, 22, a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que conecta os estados de Tocantins e Maranhão, desabou no exato momento em que o vereador Elias Junior (Republicanos), do município de Aguiarnópolis (TO), gravava um vídeo denunciando as más condições do equipamento.
O momento exato do colapso foi capturado pelas câmeras do parlamentar, que utilizava a gravação para chamar atenção às demandas locais de infraestrutura.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as informações iniciais apontam que três caminhões estavam sobre a ponte no momento do colapso. Uma pessoa foi encontrada morta, e outras duas foram socorridas e encaminhadas a um hospital da região. O estado de saúde das vítimas não foi divulgado.
O governador de Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), afirmou que já está em contato com o prefeito de Aguiarnópolis, Wanderly Leite, e com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para decretar estado de emergência na região.
Em comunicado nas redes sociais, Barbosa lamentou a tragédia e informou que esforços estão sendo concentrados no resgate e assistência às vítimas.
Carlos Brandão, governador do Maranhão, também se pronunciou, destacando que acionou o Ministério da Integração e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para articular medidas emergenciais e garantir o fluxo provisório na travessia sobre o rio Tocantins.
Leia mais
Próximos passos
Equipes de resgate continuam no local, e uma perícia técnica deve ser realizada para investigar as causas do desabamento.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o desabamento ocorreu devido ao colapso do vão central da ponte, que possui 533 metros de extensão. O órgão informou que as causas do incidente ainda serão apuradas.
Com a estrutura comprometida, o trecho está totalmente interditado. Em nota, o DNIT orientou os motoristas a utilizarem uma rota alternativa.
"Os usuários devem acessar a estrada que vai de Darcinópolis/TO a Luzinópolis/TO, chegar na BR-230/TO e seguir até o km 101 (cidade de São Bento/TO). Em seguida pegar a direita, sentido Axixá/TO e Imperatriz/MA.Maranhão: Os usuários devem acessar a BR-226/MA em Estreito/MA até Porto Franco/MA. De Porto Franco/MA os usuários devem seguir pela BR-010/MA até Imperatriz/MA"