Acidente em MG: Lula diz estar à disposição "para tudo o que for necessário"

Sentimento de pesar é compartilhado por diversas autoridades do País

16:58 | Dez. 21, 2024

Por: Maria Clara Moreira
O presidente afirma que está a disposição das autoridades da região (foto: ANGELA WEISS / AFP)

Em comunicado oficial, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, lamentou as mortes que ocorreram em Minas Gerais, após acidente que ocorreu na madrugada deste sábado, 21, no município Teófilo Otoni.

Na postagem, o gestor afirma estar às disposições das autoridades municipais e estaduais do local “para tudo o que for necessário".

"Lamento imensamente e envio minhas orações aos familiares das mais de 30 vítimas fatais do acidente em Teófilo Otoni, Minas Gerais. Rezo pela recuperação dos sobreviventes dessa terrível tragédia. A Polícia Rodoviária Federal está no local do acidente, e o governo federal se coloca à disposição da prefeitura de Teófilo Otoni e do governo de Minas Gerais para tudo o que for necessário", destaca o presidente.

Além de Lula, outras autoridades se manifestaram sobre mortes em Minas Gerais

Zema destaca “mobilização total”

Nas redes sociais, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), prestou solidariedade e destacou "mobilização total" no atendimento às vítimas e suporte aos familiares.

"Determinei mobilização total do Governo de Minas Gerais no atendimento às vítimas e suporte aos familiares no trágico acidente na BR-116, em Teófilo Otoni. Nossas forças de segurança trabalham sem interrupção desde a madrugada e ao longo dessa manhã para atender com agilidade a ocorrência”.

Ele também afirmou que as aeronaves do Gabinete Militar ficaram imediatamente à disposição para o “deslocamento das equipes de trabalho e apoio para reforçar o atendimento em Teófilo Otoni”.

“Toda minha solidariedade aos familiares e amigos. Estamos trabalhando para que as famílias das vítimas sejam acolhidas para enfrentar de forma mais humanizada possível essa tragédia às vésperas do Natal, uma data tão significativa para todos", escreveu o governador.

Segundo o gestor, estão envolvidos na ação a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), o Gabinete Militar do Governador (GMG), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp).

Em seu comunicado, ele também informou que a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) ativou o Plano de Atendimento a Múltiplas Vítimas no Hospital João XXIII.

Governador de São Paulo oferece ajuda na identificação das vítimas

O governador de São Paulo, Tarcisio Freitas (Republicanos), anunciou que a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) irá auxiliar na identificação das vítimas. A lista com os nomes dos envolvidos já foi enviada ao Departamento de Inteligência da Polícia Civil de São Paulo.

Pacheco manifesta solidariedade com os familiares e amigos das vítimas

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD), também manifestou solidariedade aos familiares e amigos das vítimas do acidente na BR -116.

“Com profundo sentimento de tristeza, fui informado da morte de ao menos 30 pessoas em razão de um grave acidente envolvendo um ônibus, uma carreta e um carro, na BR-116, em Teófilo Otoni, em Minas Gerais, na madrugada deste sábado (21). Solidarizo-me com a dor, nesse momento difícil, dos familiares e dos amigos das vítimas”, diz o parlamentar em nota.

Ministros do governo manifestam pesar pelas vítimas

Os ministros dos Transportes e da Secretaria de Comunicação (Secom) do governo, Renan Filho (MDB) e Paulo Pimenta (PT), lamentaram as mortes ocorridas.

Em nota, Paulo afirmou que espera que “a investigação das causas do acidente (que ainda não foram confirmadas) traga respostas e evite que novas tragédias como essa aconteçam”.

Já Renan informou que acompanhará de perto o esclarecimento das causas por trás do terrível acidente.