Do "Valeu, Natalina!" até o "chega a manteiga derrete", relembre memes clássicos de Natal

Da Mariah Carey a Panificadora Alfa, relembre os mais marcantes memes de Natal para compartilhar nesta época do ano

14:12 | Dez. 20, 2024

Por: David Andrade
Dois dos memes mais conhecidos de Natal surgiram em cidades nordestinas. A Panificadora Alfa se localiza em Codó, Maranhão, e o Rabelo Supermercado em Russas, Ceará. (foto: Reprodução/YouTube e Instagram)

Decorem suas casa, vistam suas toucas de Papai Noel e ligue o som pois o Natal está chegando! E junto com a data, vêm as ceias em família, as árvores enfeitadas, luzes pisca-pisca, a clássica cena de algum parente enfrentando os supermercados lotados em busca de um último ingrediente, e claro, uma avalanche de memes!

Para além dos típicos comportamentos de fim de ano, intrínsecos às formalidades desse período, o brasileiro fortalece aquilo que é um dos carros-chefe da cultura do país: a produção de memes. O POVO separou alguns dos mais marcantes desta época do ano. Relembre:

Uma touca de cetim ou um "pantonete" misterioso?

O mês de janeiro sempre vem com as tradicionais queimas de estoque dos produtos natalinos ou que sobraram nas prateleiras após o fim do ano. Numa situação como esta, Júlia, moradora da cidade do Recife, protagonizou, recentemente, um dos memes de Natal mais conhecidos.

@julinhaaunica

 

♬ som original - Júlia a única

Ao ir ao mercado comprar uma touca de cetim, a tiktoker, surpresa com o valor do panetone, quena "liquidação" de janeiro custava apenas R$ 6,99, ela acaba trocando algumas letras e pronuncia erroneamente as palavra "pantonete" e "pantonote".

A situação viralizou nas redes sociais e ultrapassou a marca de mais de 14 milhões de visualizações e 1,5 milhão de curtidas apenas no TikTok. O meme segue sendo compartilhado, remixado e reproduzido neste fim de ano.

"All i want for Christmas is..." memes

Lançada em outubro de 1994, a canção "All i want for Christmas is you", de Mariah Carey, se tornou um grande sucesso em todo o mundo. Apenas nos Estados Unidos (EUA) o álbum cujo a canção se encontra conquistou 5 vezes o disco de plantina e mais de 5,6 milhões de unidades foram vendidas.

A canção serviu de base para a criação de diversos vídeos virais de pessoas dançando ao ritmo do single de Carey. Um deles aconteceu no município cearense de Russas, a 165 quilômetros de Fortaleza.

Rita, Ryan e Luana protagonizam o vídeo publicado pelo perfil oficial do Rabelo Supermercados em dezembro de 2021. Ao som do hit atemporal, o trio apresenta algumas ofertas de itens da ceia de Natal que são vendidos pelo comércio.

O vídeo original foi visto mais de 546 mil vezes e tem mais de 31,5 mil curtidas. A ideia do vídeo partiu dos próprios funcionários.

O hit natalino de Mariah Carey já havia servido de base para um outro momento de dança viral, mas como um remix. Não se sabe a origem do meme, apenas que a gravação original foi realizada em 2017 e que as participantes performavam a "Dança do Créu".

A edição que virou meme mostra o grupo de meninas, vestindo um top prata e um short verde neon, dançando a coreografia feita originalmente para a "Dança do Créu", mas remixada com a melodia e letra de "All i want for Christmas is you".

A descrição do vídeo disponível no YouTube que descreve que a "obra não pode ser comentada", orientando que o espectador apenas "aprecie em modo completo". Relembre o meme:

Valeu, Natalina! 

Em 2019, uma situação inesperada envolvendo o humorista Diogo Defante viralizou nas redes sociais e se tornou até alvo de um processo judicial.

Durante o quadro Repórter Doidão, veiculado no YouTube, Defante, ao entrevistar um adolescente nas ruas do Rio de Janeiro, pede para que o jovem mande uma "mensagem natalina" para os espectadores.

Porém, o jovem, crendo que era um recado para uma pessoa específica, fala um sonoro "Valeu, Natalina!", que acabou se tornando uma forma de desejar "Feliz Natal". O jovem em questão é Kayck Abraão, que trabalhava como vendedor de doces nas ruas da capital fluminense.

Porém, os minutos de fama de Kayck não foram bem recebidos pelos pais do adolescente. Em maio de 2023, o casal processou Defante por danos morais contra a imagem de Kayck, que ainda é menor de idade.

Na ação, os advogados dos pais do jovem pedem para que o meme não seja veiculado nas redes sociais em ações com fins lucrativos, sob pena de multa de R$ 5 mil por dia.

A última atualização do caso, em junho deste ano, conforme divulgado pelo portal Metrópoles, o humorista apresentou uma petição discordando de provas apresentadas pelos autores do processo.

Uma garrafa de Coca-Cola para cada convidado

Em 2016, o canal do YouTube "Gretchen e Cia" publicou o vídeo que ano após ano é utilizado como meme e é alvo de inveja por várias pessoas.

Naquele ano, a cantora Inês Brasil, convidou algumas pessoas para participarem de uma ceia de Páscoa preparada por ela.

Porém, deixando de lado o salmão, o arroz, e as orelhinhas de coelho rosa que Inês usava, o que mais chama a atenção no vídeo é o fato de que cada um dos convidados tinha, ao seu dispor, uma garrafa de 2 litros de Coca-Cola.

A fartura da refeição na casa de Inês, aliado ao carisma da cantora, se tornaram um meme clássico de Natal, ainda que o fato tenha sido na Páscoa, e até hoje em dia há quem deseje ser chamado para uma refeição na casa da artista. Se a ceia de Páscoa foi assim, imagine a de Natal!.

Pão quentinho a toda hora e milhões de visualizações

Na cidade maranhense de Codó, a 275 km de São Luís, uma padaria precisou de apenas 44 segundos para mudar o conceito de "memes natalinos".

Quando se fala em "pão quentinho à toda hora" ou "chega a manteiga derrete", muito rapidamente vem à mente a peça publicitária da conhecida Panificadora Alfa.

No vídeo, gravado em 2011, aparecem as meninas Regina Kelry e Íris Ravelly, hoje com 18 anos e 19 anos, respectivamente. Elas são filhas de Veridiano Sousa, apresenatdor de TV em uma emissora local e que foi contratado para fazer a publicidade da padaria.

Para além das meninas e suas frases marcantes como "aquele pão quentinho" e "chega a manteiga derrete", o destaque do vídeo também se concentra no Papai Noel que dança ao ritmo da música de fundo.

Em determinado momento, quando questionado por Regina sobre o que mais gosta, o Papai Noel responde com um sonoro "Ho, ho, ho... Do cacetinho". O momento, assim como o comercial por completo, é lembrado e compartilhado até os dias de hoje.

O vídeo original disponibilizado no YouTube acumula mais de 4,7 milhões de visualizações. Em 2016, o canal AtilaKw remixou o vídeo e o transformou em uma música. A arte deu sobrevida ao meme da Panificadora Alfa e, até a data de publicação desta matéria, o vídeo já tinha sido visto quase 14 milhões de vezes.

Em 2021, 10 anos após a publicação da peça publicitária da Panificadora Alfa, Regina e Íris protagonizaram, desta vez, o vídeo de Natal do Governo do Maranhão. Ao invés de anunciarem as delícias da panificadora, as meninas elencaram as atrações do festejo do estado nordestino