Justiça determina que Prefeitura de Saquarema e Governo do RJ paguem prótese para Roseana Murray

A decisão foi anunciada pelo TJRJ nessa sexta-feira, 29, e também define que o poder público garanta à vítima os medicamentos necessários

11:25 | Nov. 30, 2024

Por: Maria Clara Moreira
A poetisa já havia afirmado que a prótese biônica era seu sonho (foto: © Secretária Municipal de São Sebastião)

Após determinação da justiça, a prefeitura de Saquarema e o governo do Rio de Janeiro deverão pagar pela prótese biotônica, avaliada em R$ 894 mil, da escritora de 73 anos, Roseana Murray. A medida deverá ser atendida em caráter de urgência.

Anteriormente, a poetisa, que perdeu seu braço direito e uma orelha ao ser atacada por pitbulls em abril, havia afirmado que essa prótese era seu sonho, por conseguir replicar diversos movimentos naturais, mas que não possuía condições de arcar com essa despesa.

A decisão foi anunciada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) nessa sexta-feira, 29, e também define que o poder público garanta à vítima os medicamentos necessários.

Além disso, vale destacar que, de acordo com o apurado pelo O Globo, caso o governo e a prefeitura não cumpram com decisão, a justiça determinou que seus bens e contas bancárias poderão ser confiscados para garantir a compra da prótese.

Relembre o ocorrido com a escritora Roseana Murray

Na quinta-feira, 5 de abril, a escritora e poetisa Roseana Murray, de 73 anos, foi atacada por três cães da raça pitbull, quando caminhava na orla da praia de Saquarema, na Região dos Lagos.

Os cães teriam pulado o muro da casa que fica perto de onde mora a escritora. No ataque, Roseana teve uma das orelhas e o braço direito arrancados. Levada de helicóptero para o Hospital Estadual Alberto Torres, localizado em São Gonçalo, ela teve que passar por cirurgia. Lábios e o braço esquerdo precisaram ser reconstituídos. Na ocasião, a poetisa passou 13 dias internada. (Com George Sousa)