Família de menina desaparecida no RN cobra respostas em protesto

Maria Fernanda da Silva Ramos, de 12 anos, desapareceu dia 31 após sair para ir à escola em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal

Na manhã deste sábado, 2, familiares de Maria Fernanda da Silva Ramos, de 12 anos, organizaram um protesto para pressionar as autoridades a intensificar as buscas pela menina. A jovem desapareceu na última quinta-feira, 31, após sair para ir à escola em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal.

Conforme os parentes, o intuito do protesto foi sensibilizar a sociedade e chamar a atenção das autoridades responsáveis para a urgência do caso. Família e amigos de Maria Fernanda interditaram um trecho da Avenida Bacharel Tomaz Landim, no bairro do Igapó, zona norte de Natal.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Eles cobram agilidade na investigação do caso da jovem de 12 anos que saiu de casa no bairro Golandim e até o momento não foi mais vista.

Desaparecimento de Maria Fernanda: polícia acionou o Amber Alert

Maria Fernanda desapareceu na quinta-feira (31) após sair de casa por volta das 12h20, vestindo calça preta e camisa de time. A última vez que foi vista, estava na Rua Professor Luiz Soares, onde, segundo testemunhas, teria conversado com o motorista de um carro vermelho – possivelmente uma picape Strada – e entrado no veículo, não sendo mais encontrada desde então.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) ativou o sistema Amber Alert, mecanismo de alerta urgente usado em casos de desaparecimento de crianças, para ajudar na busca por Maria Fernanda.

Adotado no Brasil desde agosto de 2023, o sistema publica automaticamente, em um raio de 160 km do local do desaparecimento, a descrição da criança e possíveis suspeitos nas plataformas da Meta, como Facebook e Instagram, para mobilizar a sociedade no auxílio das buscas.

Família cobra respostas e intensificação das buscas

Inconformada com o desaparecimento e a ausência de novas informações, Fabiana Pessoa da Silva, mãe de Maria Fernanda, relatou que a família tem feito esforços próprios para localizar a menina.

Eles estão verificando imagens de câmeras de segurança e distribuindo panfletos na região. "Só a gente está procurando. Eu, minha filha, nossos colegas, estamos buscando em todos os lugares", disse.

O protesto do último sábado foi feito para cobrar mais agilidade nas investigações e garantir que as buscas por Maria Fernanda sejam tratadas como prioridade. Segundo Fabiana, "disseram que vão procurar segunda-feira". "Daqui para segunda-feira muita coisa pode acontecer com minha filha. Eu quero justiça, eu quero minha filha de volta."

Caso Maria Fernanda: como ajudar com informações e denunciar 

Qualquer pessoa que tenha informações sobre o paradeiro ou o estado de Maria Fernanda pode entrar em contato com a Polícia Civil pelo telefone 181, ou com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte pelo Whatsapp (84) 98149 9906. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar