Redação Enem 2024: tema são os 'desafios para a valorização da herança africana no Brasil'

O primeiro dia de aplicação do exame ocorre neste domingo, 3, com as questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação

14:11 | Nov. 03, 2024

Por: Luíza Vieira
PROJETO Enem chego junto chego bem prepara estudantes da rede pública para o exame (foto: FÁBIO LIMA)

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 é "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil". A informação foi publicada no site do Ministério da Educação (MEC), do Governo Federal. 

O primeiro dia de aplicação do exame ocorreu na tarde deste domingo, 3, com as questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação.

A redação exige cinco competências dos candidatos:

  • Domínio da escrita formal da Língua Português
  • Compreensão do tema e não fugir da proposta da redação
  • Organização das ideias
  • Coesão e coerência
  • Proposta de intervenção

O tema escolhido para esta edição segue a tradição do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em discutir pautas sociais e de relevância na realidade brasileira. 

Em janeiro do ano passado, a lei que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas completou 20 anos de existência. 

Já em abril deste ano, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) articulou ações que tinham por finalidade verificar a implementação do ensino da história da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas públicas do Estado. Tais ações, conforme o órgão, devem ocorrer ainda no segundo semestre de 2024.

Tema gera repercussão nas redes sociais

Após o ministro da Educação, Camilo Santana, utilizar sua conta oficial do Instagram para informar o tema da redação do Enem 2024, usuários da rede reagiram sobre o assunto, reforçando a importância da discussão.

"Certamente, impactou a todos. A cultura e a história africana estão entrelaçadas com as raízes de nossa identidade nacional. Reconhecer e valorizar essa herança é uma maneira de entender e celebrar a diversidade que enriquece o Brasil", destaca um usuário.

"Muito importante esse tema, mas, na prática, o que existe muito é preconceito sobre as pessoas negras, pobres e deficientes", destaca outro.

"Perdeu a oportunidade de falar dos indígenas, sempre esquecidos pela sociedade, sendo tão importantes para nossa cultura, povo que fez nossa história, ricos em detalhes e força", pontua uma internauta. 

Em 2022, o Enem trouxe como tema da redação os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil.

Em 2023, por sua vez, a edição abordou os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.

Este ano, os candidatos previam que o tema da redação estaria voltado para o uso da Inteligência Artificial (IA) ou para os impactos da mudança climática no Brasil

Comentários sobre o tema e correções preliminares poderão ser conferidos no YouTube do O POVO a partir das 19h deste domingo, 2.