Enem começa amanhã: você já sabe o que tem de levar para prova?

A primeira prova será neste domingo, dia 3. Os portões de acesso aos locais de aplicação serão abertos às 12h e fechados às 13h

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 será realizado neste domingo, dia 3. No Brasil, são mais 4.325.960 de inscritos, sendo 250.388 no Ceará. 

Os portões de acesso aos locais de aplicação serão abertos às 12h e fechados às 13h. A aplicação das provas terá início às 13h30. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Enem 2024: quais documentos levar?

Os candidatos devem levar ao local das provas indicado no Cartão de Confirmação da Inscrição um documento válido com foto para identificação – impressos ou digitais, emitido por órgãos brasileiros, como a carteira de identidade, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). 

Os documentos podem ser apresentados no formato digital no próprio celular do candidato pelo aplicativo oficial do documento, como Carteira de Identidade Nacional (CIN), RG digital; o e-Título, que é a via digital do título eleitoral; a CNH digital – versão digital da Carteira Nacional de Habilitação; ou no app Gov.br, na sessão "Meus Documentos".

Se for apresentada a versão digital, o candidato deve verificar com antecedência se o aplicativo está atualizado e funcionando corretamente para evitar contratempos nos dias das provas.

Para o participante estrangeiro acessar a sala de aplicação das provas é obrigatória a apresentação de um dos documentos de identificação oficial e original com foto, como passaporte e identidade expedida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, entre outros documentos.

Sem documento de identificação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avisa que o participante não poderá permanecer no local de aplicação das provas.

Enem 2024: O que fazer em caso de perda ou extravio de documentos?

Em caso de perda ou extravio de documentos físicos, o boletim de ocorrência (B.O.) expedido por órgão policial não será mais aceito, diferentemente de edições anteriores, com o objetivo de garantir mais segurança ao exame.

Nessas situações, será necessário apresentar uma versão digital dos documentos aceitos ou de outro documento de identidade com foto válido.

Cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas, fotos de documentos digitais apresentadas fora de seus aplicativos oficiais ou que não tenham foto não serão aceitos pelo fiscal de sala.

De acordo com o edital do Enem 2024, o participante que apresentar a via original do documento oficial de identificação danificada, ilegível, com fisionomia diferente que não permita a completa identificação dos seus caracteres essenciais ou de sua assinatura poderá prestar as provas, desde que se submeta à identificação especial.

Nessa situação, um colaborador contratado para trabalhar no dia da aplicação da prova do Enem deverá fazer a coleta de informações pessoais e a captura de foto da face do participante e do documento de identificação apresentado, nas dependências físicas onde será realizado o exame.

Em caso de o participante usar máscara de proteção à doença infectocontagiosa, será necessária a retirada do item do rosto para identificação.

Como saber o local de prova do Enem 2024?

Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que os candidatos levem o Cartão de Confirmação de Inscrição nos dias do exame. Para conferir e imprimir o cartão, siga os passos abaixo:

  • Acesse a Página do Participante e selecione o botão “Página do Participante – Entrar com gov.br”.
  • Em seguida, é preciso utilizar o login único do gov.br e clicar em “Continuar”.
  • Já na Página do Participante, à esquerda da tela, clique em “Local de Prova”, no ícone em azul apresentado pelo assistente virtual. O sistema abrirá o Cartão de Confirmação de Inscrição.
  • Para imprimi-lo, basta descer a tela até o final da página e clicar no botão “Imprimir”. Caso você acesse a Página do Participante pelo celular, o cartão pode ser aberto em outra aba do navegador.

O que pode levar na hora da prova?

  • Exame só permite uso de canetas pretas. Elas devem ser do modelo esferográfico e fabricadas em material transparente
  • É permitido levar lanches e bebidas não alcoólicas, que serão vistoriadas pelos fiscais antes da prova.
  • Medicamentos e artigos religiosos, como quipás e burcas, são permitidos.
  • Antes do início dos testes será necessário desligar os aparelhos eletrônicos, como celular, tablets, pulseiras e relógios inteligentes, que deverão ser guardados em envelopes fornecidos pelos fiscais.

O que não pode levar?

  • Não é permitido usar durante a prova óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros.
  • Lápis, lapiseiras, borrachas, réguas, corretivos, livros, anotações e similares também estão vetados e devem ser guardados no porta-objetos

Concorrência

Do total de candidatos inscritos no Ceará, 82.565 são participantes que já concluíram o ensino médio, o que representa 32,9% das matrículas. As outras 53.782 inscrições correspondem a estudantes do 1° ou 2° ano.

Já o número de matrículas referentes às pessoas que não cursam nem concluíram o ensino médio (treineiros) foi de 1.921.

No Brasil, o estado com o maior número de inscrições é São Paulo, com 645.849, seguido de Minas Gerais (393.007) e Bahia (376.352).

As mulheres são maioria entre os inscritos – equivalem a 60,59%, enquanto os homens representam 39,41%. Com relação à declaração de raça e/ou cor dos candidatos, a maioria se reconhece na cor parda (1.860.766), seguida da branca (1.788.622) e preta (533.861).

Outros 62.288 se consideram da cor amarela e 29.891 se declararam indígenas.

Como serão as provas?

No primeiro domingo, são 90 questões sobre linguagens e ciências humanas, além da redação dissertativa-argumentativa de até 30 linhas.

No segundo dia, que ocorrerá no dia 10 de novembro, são 90 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Os participantes regulares do Enem terão cinco horas e 30 minutos no primeiro dia de provas. A aplicação do exame termina às 19h (horário de Brasília). Quem solicitou tempo adicional e teve o pedido aprovado pelo Inep poderá concluir as provas até as 20h.

A duração regular do segundo dia de provas terá cinco horas.

Saiba mais sobre o Enem

Instituído em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término do ensino médio. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como treineiros, e os resultados obtidos no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.

As notas do Enem podem ser usadas em processos seletivos coordenados pelo Ministério da Educação, como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) do governo federal.

O desempenho no Enem também é considerado para ingresso em instituições de educação superior de Portugal que têm acordo com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior naquele país.

(com Agência Brasil)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar