Avião caça da FAB cai em Parnamirim, no Rio Grande do Norte

A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar, que foi acionado pela Força Aérea Brasileira para conter as chamas. Piloto se ejetou

Um caça da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu no início da tarde desta terça-feira, 22, próximo à Base Aérea de Parnamirim, na região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte. O piloto conseguiu se ejetar e foi resgatado por uma equipe da própria FAB. 

Conforme o Estadão, o Corpo de Bombeiros Militar confirmou as informações.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A corporação foi acionada pela FAB para conter as chamas na aeronave e em uma área de vegetação. O fogo foi causado pelo querosene do caça diante do impacto no solo. 

Ao g1 Rio Grande do Norte, a FAB destacou que o militar, "antes de realizar o procedimento de ejeção da aeronave com sucesso, direcionou-a para uma região desabitada". 

A aeronave, modelo F-5M, se acidentou durante um voo de treinamento. O caso será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Avião da FAB fazia treinamento antes de evento

Entre os dias 3 e 15 de novembro, a Base Aérea de Natal sediará o Exercício Cruzeiro do Sul (Cruzex), um treinamento multinacional e operacional organizado pela FAB, que tem por finalidade o exercício conjunto em situações de conflito e promover a troca de experiências entre os países participantes. 

Mais de 2.000 militares de 16 países e cerca de 100 aeronaves, inclusive brasileiras, estarão presentes na edição 2024. 

O evento é considerado o maior treinamento de guerra da América Latina, liderado pela FAB, com participação do Exército e da Marinha do Brasil. São previstas mais de 1.500 horas de voo com vários tipos de missões, incluindo ataque ao solo, superioridade aérea, escolta e reabastecimento em voo. 

Matéria atualizada às 14h38 min 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar