Avião caça da FAB cai em Parnamirim, no Rio Grande do Norte
A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar, que foi acionado pela Força Aérea Brasileira para conter as chamas. Piloto se ejetou
14:51 | Out. 22, 2024
Um caça da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu no início da tarde desta terça-feira, 22, próximo à Base Aérea de Parnamirim, na região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte. O piloto conseguiu se ejetar e foi resgatado por uma equipe da própria FAB.
Conforme o Estadão, o Corpo de Bombeiros Militar confirmou as informações.
A corporação foi acionada pela FAB para conter as chamas na aeronave e em uma área de vegetação. O fogo foi causado pelo querosene do caça diante do impacto no solo.
Ao g1 Rio Grande do Norte, a FAB destacou que o militar, "antes de realizar o procedimento de ejeção da aeronave com sucesso, direcionou-a para uma região desabitada".
A aeronave, modelo F-5M, se acidentou durante um voo de treinamento. O caso será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Avião da FAB fazia treinamento antes de evento
Entre os dias 3 e 15 de novembro, a Base Aérea de Natal sediará o Exercício Cruzeiro do Sul (Cruzex), um treinamento multinacional e operacional organizado pela FAB, que tem por finalidade o exercício conjunto em situações de conflito e promover a troca de experiências entre os países participantes.
Mais de 2.000 militares de 16 países e cerca de 100 aeronaves, inclusive brasileiras, estarão presentes na edição 2024.
O evento é considerado o maior treinamento de guerra da América Latina, liderado pela FAB, com participação do Exército e da Marinha do Brasil. São previstas mais de 1.500 horas de voo com vários tipos de missões, incluindo ataque ao solo, superioridade aérea, escolta e reabastecimento em voo.
Matéria atualizada às 14h38 min