Itaú Social e MEC lançam edital para fortalecer o ensino de Matemática no Ensino Fundamental
As inscrições do edital ocorrem até o dia 31 de outubro, divulgação dos selecionados acontece em janeiro de 2025, podem participar profissionais de educação, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e universidadesCom o objetivo de melhorar a aprendizagem em Matemática nos anos finais do ensino fundamental, o Itaú Social, em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), lançou um edital. Profissionais de educação, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e universidades poderão se inscrever até o dia 31 de outubro.
As inscrições devem ser realizadas na Plataforma de Editais do Itaú Social até as 18 horas (horário de Brasília) do dia 31 de outubro. A divulgação dos selecionados ocorrerá em janeiro de 2025. O programa tem como objetivo fortalecer a aprendizagem dos alunos que realizam o Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano de escolas públicas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A iniciativa é motivada devido a dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021, que indicam que apenas 15% dos alunos concluíram o 9º ano com aprendizagem adequada em Matemática.
Além disso, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) revela que sete em cada dez estudantes brasileiros não atingiram o nível básico de proficiência na disciplina.
Patricia Mota Guedes, superintendente do Itaú Social, destaca a importância de não naturalizar os baixos índices de desempenho e ressalta a necessidade urgente de estratégias que priorizem a Matemática nas políticas educacionais.
“Precisamos, com urgência, formular estratégias que coloquem a Matemática como prioridade nas políticas educacionais e no debate nacional”, afirma a superintendente.
O edital “Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental” oferece duas modalidades de apoio que é o reconhecimento para projetos consolidados, com prêmio de R$ 10 mil e terão suas iniciativas divulgadas em uma coletânea produzida pelo Itaú Social.
Já a segunda modalidade é o fomento que destina projetos em fase de planejamento ou desenvolvimento que busquem implementar, expandir ou avaliar práticas pedagógicas em Matemática. Os selecionados receberão um apoio de até R$ 80 mil e acompanhamento na execução das atividades no primeiro semestre de 2025.
Os projetos devem se enquadrar em duas categorias: “Práticas de ensino-aprendizagem em Matemática” e “Desenvolvimento de conhecimentos e habilidades docentes em Matemática”.
Serviço
Data: Até 31 de outubro de 2024, 18 horas (horário de Brasília)
Inscrições: Plataforma de Editais do Itaú Social
Divulgação dos resultados: Janeiro de 2025