Cidade do Interior do Piauí já conquistou quase 300 medalhas em Olimpíada de Matemática
Com cerca de 6 mil habitantes, o município de Cocal dos Alves é localizado a quase 300 km de Teresina
21:55 | Out. 20, 2024
Um município localizado no Interior do Piauí tem ganhado destaque pelo desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (Obmep). Com quase 300 medalhas ao longo de 18 anos participando de edições da olimpíada, Cocal dos Alves é conhecido como "capital da Matemática". O município tem cerca de 6 mil habitantes e fica distante cerca de 300 km de Teresina.
Conforme o Ministério da Educação (MEC), a edição deste ano teve a participação de mais de 18 milhões de alunos, desde o 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Integraram a competição 55,3 mil escolas públicas e privadas, em 99,8% dos municípios brasileiros.
Um dos destaques da cidade é o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Augustinho Brandão, que reúne quase todas as medalhas conquistadas Cocal dos Alves na Obmep. A atuação do professor Antônio Cardoso do Amaral é inspiradora.
Ao portal do Impa, ele falou que "a Obmep salvou a minha vida como professor. Sem ela, eu teria desistido da sala de aula”.
Em 2005, quando participou pela primeira vez da Obmep, o professor emplacou 25 classificados na fase final e levou 17 prêmios, entre medalhas e menções honrosas. Com o resultado, ele passou a se dedicar ainda mais na preparação dos alunos para a olimpíada e, consequentemente, a acumular conquistas.
Olimpíada contribui para estimular o estudo da matemática
A Obmep foi criada e é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, a Obmep contribui para estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos da disciplina.
Segundo o MEC, outros objetivos da iniciativa são "promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica". O que permite que um maior número de estudantes brasileiros acesse material didático de qualidade.