Veículos perdidos na enchente são retirados do Rio Taquari, no Rio Grande do Sul

A remoção ocorreu após a operação de abertura das comportas de uma barragem na cidade de Bom Retiro do Sul, medida que ocasionou a redução do nível do rio em 2 metros

21:06 | Out. 19, 2024

Por: Maria Clara Moreira
Foram retirados do rio dois carros e um ônibus (foto: Vanessa Trindade/Ascom Sema)

Dois carros e um ônibus foram retirados do rio Taquari, no Rio Grande do Sul, após operação de abertura das comportas de uma barragem na cidade de Bom Retiro do Sul, medida que ocasionou a redução do nível do rio em 2 metros.

Os carros foram perdidos nas enchentes que ocorreram no estado em maio. De acordo com informações apuradas pelo portal G1, a retirada dos veículos, que foi realizada com a ajuda de guindastes, ocorreu neste sábado, 19.

Além disso, a situação de cada automóvel será analisada para que seja decidido seus destinos, informou o diretor técnico do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Fábio Pinheiro dos Santos, ao portal. Ele explica que a primeira etapa é “retirar esse veículo e separar para ver a procedência dele”.

"Tendo uma destinação correta, a gente leva para um pátio e [para que] depois o proprietário possa retirar. Mas pode ser que não seja proveniente da enchente, pode ser que tenha intencionalmente despejado no rio, e aí a gente vai verificar e ver a real situação desse veículo e, dependendo dessa situação, encaminhar para a autoridade policial ou para a destinação correta", complementa.

O desassoreamento do rio, que consiste na retirada de resíduos do local, como a areia, sujeira e lodo que ficaram acumulados no rio devido às enchentes, foi promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). A ação faz parte do Programa de Desassoreamento do Plano Rio Grande de Reconstrução, lançado no dia 29 de julho.