RJ: ônibus são sequestrados por criminosos para barricadas em operação policial

O trecho interditado pelos criminosos dá acesso às comunidades da Muzema, Tijuquinha e Rio das Pedras. Pelo menos oito veículos estavam sequestrados até as 14h - foram três no início da ação criminosa, pouco antes do meio-dia

14:20 | Out. 16, 2024

Por: Luíza Vieira
Sete ônibus são sequestrados por criminosos e utilizados como barricadas durante operação policial no Rio de Janeiro (foto: Reprodução/ G1 RJ)

Criminosos sequestraram oito ônibus na Estrada do Itanhangá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, no começo da tarde desta quarta-feira, 16. Os veículos estão sendo utilizados como barricadas durante uma operação realizada pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope), na comunidade de Tijuquinha. As informações são do G1 RJ.

O trecho interditado pelos criminosos dá acesso às comunidades da Muzema, Tijuquinha e Rio das Pedras.

Ao G1, o sindicato das viações que atuam na Capital fluminense afirmou que os bandidos pediram para que os passageiros descessem do coletivo e atravessaram os veículos na via.

"Esse tipo de estratégia que os criminosos utilizam é para desviar a atenção da Polícia Militar do ponto onde a gente está atuando ali, tentando criar essa cortina de fumaça, levando a desordem, o caos para pessoas inocentes", disse a porta-voz da Polícia Militar, tenente coronel Cláudia Moraes.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro explicou que o crime organizado desenvolveu, ao longo dos anos, um cargo específico, intitulado gerente de barricada, que fica responsável pela instalação de bloqueios nas comunidades do Rio. O intuito da estratégia é dificultar o acesso da polícia. 

Devido à operação, a estrada foi interditada nos dois sentidos, ocasionando na formação de uma longa fila de ônibus no perímetro. Em entrevista à Globo News, o porta-voz do sindicato, Paulo Valente, mencionou que o engarrafamento causado pelo sequestro dos ônibus "vai muito além e já são praticamente 200 ônibus parados". 

O Sindicato das Empresas de Ônibus do Rio de Janeiro (Rio Ônibus) disse que as linhas dos coletivos que trafegam na localidade estão tendo o itinerário alterado.

Segundo a Rio Ônibus, as linhas sequestradas pelos criminosos foram:

  • D13091 - 878 Tanque x Barra da Tijuca
  • C30229 - 557 Rio das Pedras x Copacabana
  • C30213 - 557 Rio das Pedras x Copacabana
  • C30241 - 557 Rio das Pedras x Copacabana
  • C30127 - 557 Rio das Pedras x Copacabana
  • C30193 - 550 Cidade de Deus x Gávea
  • C13058 - 878 Tanque x Barra da Tijuca
  • C47815 - 863 Barra da Tijuca x Rio das Pedras
  • Um nono ônibus de linha ainda não informada

Um levantamento feito pela Rio Ônibus mostrou que, nos últimos 12 meses, 130 coletivos foram utilizados como barricadas em comunidades do Rio de Janeiro. Conforme o sindicato, entre agosto do ano passado e agosto desse ano, 32 coletivos foram incendiados.

Em agosto deste ano, integrantes do crime organizado utilizaram ônibus e caminhões como barricadas durante operação policial no Complexo de Israel, na Zona Norte do Rio.