Manobra de Heimlich: PMs usam método para salvar bebê de 7 meses no DF
Passava da meia-noite quando os policiais ouviram os gritos de socorro do pai da criança
14:49 | Out. 13, 2024
Dois policiais militares utilizaram a manobra de Heimlich, para salvar uma bebê de sete meses. O caso ocorreu na madrugada deste sábado, na região do Gama, no Distrito Federal (DF).
Segundo a corporação, passava da meia-noite quando os policiais do 9º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) ouviram os gritos de socorro do pai da criança, que já estava desacordada nos seus braços.
Imediatamente os dois policiais pegaram a criança e iniciaram as manobras. Pouco depois a menina chorou, indicando que havia voltado a respirar.
A mãe da criança chegou em seguida e levou a criança.
Manobra de Heimlich: o que é?
A técnica usada pelos dois policiais para desobstruir as vias respiratórias da criança é uma espécie de abraço por trás, pouco acima da barriga, para tentar expulsar alimento ou corpo estranho.
Em adultos, é necessário posicionar-se atrás da pessoa engasgada e enlaçá-la com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, é preciso ajoelhar-se primeiro), caso ela esteja consciente.
Uma das mãos deve permanecer fechada sobre a chamada “boca do estômago” ou região epigástrica. A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.
O Ministério da Saúde recomenda que devem ser feitos movimentos de compressão para dentro e para cima, no formato da letra “J”, até que a vítima elimine o corpo estranho.
Se a pessoa estiver falando, tossindo ou chorando, não faça a manobra porque a vítima ainda consegue respirar.