PF vai investigar caso de pacientes com HIV após transplantes no Rio

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Polícia Civil também abriram inquéritos para investigar o caso. Seis pacientes testaram positivo para HIV

A Polícia Federal (PF) vai investigar o caso dos pacientes que testaram positivo para HIV após receberem transplante de órgãos no Rio de Janeiro. Dois doadores e seis receptores foram confirmados com a infecção por HIV. A informação é do O GLOBO

A falha teria ocorrido em testes do Laboratório PCS Saleme, contratado por licitação pela Fundação Saúde, sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). O local foi interditado cautelarmente.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

LEIA MAIS | Transplante de órgãos tem teste de HIV? Entenda regras e procedimentos

O Ministério da Saúde determinou a instalação de auditoria urgente pelo Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) no sistema de transplante do Rio de Janeiro, bem como a apuração de eventuais irregularidades na contratação do referido laboratório.

A Secretaria e o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) informaram que abriram sindicâncias para identificar e punir os responsáveis. O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Polícia Civil abriram inquéritos para investigar o caso.

Situação "sem precedentes e inadmissível", diz secretaria 

O Sistema Nacional de Transplantes é considerado o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo. Ele é garantido a toda a população por meio do SUS, que, por sua vez, é responsável pelo financiamento de cerca de 88% dos transplantes no país, segundo dados do Ministério da Saúde. 

Em nota, o laboratório PCS Lab afirmou que abriu sindicância interna para apurar as responsabilidades do caso. O laboratório diz ainda que informou à Central Estadual de Transplantes os resultados de todos os exames de HIV realizados em amostras de sangue de doadores de órgãos entre 1º de dezembro de 2023 e 12 de setembro de 2024, período em que prestou serviços à Fundação de Saúde do Governo do Estado.

Com Agências 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar