Ex-deputado de SC é condenado por estuprar crianças em creches
A defesa do ex-deputado nega o crime e afirma que a vítima desmentiu a acusação na época do crime
11:27 | Out. 04, 2024
Foragido há mais de um ano, o ex-deputado estadual de Santa Catarina, Nilson Nelson Machado, 63, foi preso nessa quarta-feira, 2, no centro do Rio de Janeiro. O político foi condenado por estuprar crianças, em 2013, que frequentavam uma creche gerenciada por ele.
A defesa do ex-deputado nega o crime e afirma que a vítima desmentiu a acusação na época do crime. "Existe um recurso e um habeas corpus nos Tribunais Superiores visando desconstituir a injusta condenação de Duduco, que foi condenado por apenas uma acusação de um de seus 73 filhos, o qual se retratou em juízo e fez declaração pública depois de se tornar maior de idade", ressalta, em nota.
Leia mais
"[Ele relatou] Que mentiu na polícia quando era criança por ter sido coagido por terceiros. A defesa confia na justiça e acredita na revisão da injusta condenação de Duduco", continua.
Nilson foi capturado após investigações, que incluíram levantamentos de dados e trocas de informações realizados pelo Núcleo de Capturas da Polícia Federal no Rio de Janeiro (Nucap/SO/Drex). O mandado de prisão definitiva havia sido expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Florianópolis.
Nilson Nelson, ou Duduco, como era mais conhecido, ficou popular em Santa Catarina por desenvolver projetos sociais para cuidar de crianças carentes em um lar-abrigo. A Creche do Duduco, nome dado à unidade, foi administrada por ele por mais de 30 anos.
Em maio de 2013, crianças relataram terem sido abusadas por ele. Na época, Duduco ficou foragido e chegou a ficar preso por 20 dias, mas foi solto.