11 azeites brasileiros estão entre os melhores do mundo; veja lista
11 rótulos brasileiros de azeite virgem extra foram destaque na Flos Olei, guia internacional, com duas marcas recebendo as melhores notas nacionais.
16:56 | Out. 03, 2024
A revista Flos Olei, primeiro e único guia dedicado ao azeite virgem extra a nível internacional, colocou 11 rótulos genuinamente brasileiros entre os melhores do mundo. Criado pelos críticos italianos Marco Oreggia e Laura Marinelli, o guia é uma espécie de atlas do azeite, com a análise das 500 melhores empresas selecionadas em 56 países.
Duas marcas de azeite são proibidas pela Anvisa; SAIBA quais são
Na publicação, as produtoras são classificadas por meio de notas e só entram no ranking aquelas que obtêm uma nota acima de 80 pontos. Elas são realocadas conforme os critérios do guia, entre eles aroma e sabor.
Entre as 11 marcas brasileiras, duas receberam as melhores notas nacionais, que foram 97. Segundo a Flos Olei, a pontuação máxima do ranking é de 100 pontos e nove rótulos atingiram essa marca: cinco italianos, três espanhóis e um croata.
Melhores azeites do mundo: saiba quais foram os 11 brasileiros na lista
Entre as marcas nacionais que alcançaram as melhores colocações, as duas que obtiveram 97 pontos foram Prosperato, do Rio Grande do Sul, e Fazenda do Azeite Sabiá, de São Paulo. Esta última ainda recebeu o título de “Melhor Azeite de Oliva Extra Virgem Monovarietal - Médio Frutado”.
Martini com diamantes? Restaurante nos EUA viraliza com drink de mais de R$ 71 mil; VEJA
Os azeites brasileiros que entraram no ranking são de seis produtores do Rio Grande do Sul, quatro de São Paulo e um de Minas Gerais.
Confira quais são as 11 marcas brasileiras na lista:
- Fazenda do Azeite Sabiá - São Paulo (97 pontos)
- Prosperato - Rio Grande do Sul (97 pontos)
- Estância das Oliveiras - Rio Grande do Sul (90 pontos)
- Azeite Bem te Vi - Rio Grande do Sul (89 pontos)
- Azeite Puro - Rio Grande do Sul (88 pontos)
- Oliq Azeite Extravirgem - São Paulo (87 pontos)
- Azeite Verolí - Minas Gerais (86 pontos)
- Vinícola Essenza - São Paulo (86 pontos)
- Orfeu - São Paulo (85 pontos)
- Al-Zait & Co. - Rio Grande do Sul (85 pontos)
- Olivas de Gramado - Rio Grande do Sul (85 pontos)