Maior avião de cargas do mundo pousa no Galeão; veja vídeo
A última vez que o modelo pousou no aeroporto internacional foi em 2020
19:13 | Set. 28, 2024
Com capacidade para transportar até 150 toneladas de carga, o Antonov AN-124, maior avião cargueiro do mundo, pousou neste sábado, 28, no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
Por volta de 13h, a aeronave se aproximou do local, com equipamentos para a operação de uma indústria de óleo e gás fluminense.
Além disso, partiu de Hong Kong, na China, desde a última quinta-feira, 26. Logo depois, voou até Mombaça, no Quênia. Agora, a expectativa é de que parta para Houston, nos Estados Unidos, no domingo, 29.
Leia mais
Com 4 km extensão, o Galeão possui a maior pista de pouso e decolagem do Brasil. Para decolar, o modelo requer uma pista com mais de 1.800 metros de comprimento, mas, para pousar, precisa de apenas mil metros. A última vez que o avião pousou no aeroporto internacional foi em 2020.
"A chegada do Antonov ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro reforça o papel do RIOgaleão como motor da economia e hub estratégico no Brasil para operações logísticas de grande porte, além de validar a eficiência e confiança de nossos clientes e parceiros para voos cada vez mais desafiadores", comenta Leandro Lopes, Gerente Comercial do RIOgaleão Cargo.
Uma das curiosidades da aeronave é que possui 69 metros de comprimento. Já em altura, atinge aproximadamente 21 metros, sendo que a envergadura, distância entre as pontas das asas, é de 73 metros.
Outro ponto é que, quando foi pensado inicialmente, o objetivo era levar tanques, tropas, lançadores de mísseis, entre outros materiais militares.
O maior volume de cargas que o modelo já conseguiu transportar foi 135 toneladas, quando enviou um gerador elétrico da Siemens da Alemanha para a Índia.
Veja vídeo