Camilo quer criar versão do "Pé-de-Meia" para professores em formação
Além das bolsas para incentivar quem fizer cursos de licenciatura, a iniciativa também vai tentar levar profissionais da educação para áreas que sofrem com uma carência de professores
13:33 | Set. 24, 2024
Com o objetivo de formar mais professores, o Ministério da Educação (MEC) está desenvolvendo um projeto que buscará incentivar pessoas a cursarem graduações de licenciaturas. A ação poderá funcionar de forma parecida com o Programa Pé-de-Meia: os estudantes que escolherem seguir na carreira receberão uma bolsa ao longo da faculdade. O anúncio foi feito com exclusividade pelo ministro Camilo Santana (PT) em entrevista à rádio O POVO CBN, na manhã desta terça-feira, 24.
O anúncio formal, com informações mais detalhadas, será feito em outubro, quando o mês do professor é celebrado. "É uma discussão, não só no Brasil, mas no mundo inteiro, que as pessoas estão sendo desestimuladas a serem professores, principalmente na educação básica. [Isso acontece] Não só pela remuneração, mas pela valorização, pelo reconhecimento, pelo apoio", destaca o ministro.
Leia mais
"Então, a gente está querendo olhar para essas pessoas antes delas entrarem na universidade. Ou seja, estimular para que jovens do Enem possam fazer licenciatura. Hoje, está faltando professor de matemática, física, biologia, química, português, no Brasil inteiro", continua.
Além de financiar bolsas para novos estudantes, a iniciativa também vai tentar levar profissionais da educação para áreas que sofrem com uma carência de professores. De acordo com o ministro, é uma lógica parecida com o Programa Mais Médicos.
“Todo mundo passa pelo professor [...] O médico passa pelo professor, o advogado passa pelo professor, então a gente precisa criar uma cultura de reconhecimento e valorização, não só do ponto de vista remuneratório, mas da sociedade [com os profissionais da educação]”, pontua.