Homem de 68 anos morre ao ser atacado por pitbull sem focinheira

O caso foi registrado na cidade de Olinda, em Pernambuco. Mordida atingiu a jugular do homem, que foi acariciar o animal. Família abriu boletim de ocorrência

08:47 | Set. 21, 2024

Por: Gabriela Monteiro
Leonardo Lustosa foi atacado pelo pitbull de seu vizinho que andava sem focinheira (foto: Reprodução/ Instagram @barbaralustosa.olinda)

Um homem de 68 anos morreu após ser atacado pelo pitbull de seu vizinho em Olinda, Pernambuco, na manhã da última terça-feira, 17. O caso ocorreu na noite de segunda-feira, 16, em frente a sua residência.

O momento foi flagrado por câmeras de segurança e é possível ver quando o animal pula no pescoço do senhor, identificado como Leonardo Lustosa da Silveira Castro.

Conforme o g1 Pernambuco, o ataque aconteceu por volta das 19 horas de segunda-feira, na rua João Ribeiro, em Bairro Novo. As imagens das câmeras de segurança mostram a vítima conversando com o vizinho e em determinado momento, ele se aproxima do cachorro, que estava sem focinheira.

Ele tenta acariciá-lo e em questão de segundos o cachorro ataca Leonardo. O tutor puxa o animal e o homem se levanta sangrando.

"Foi a morte mais violenta que já vi. Ele não tinha nenhum problema de saúde. Por incrível que pareça, nem deficiência de vitamina ele tinha", relatou Bárbara Lustosa, sobrinha da vítima, ao g1.

Bárbara disse ainda que o tutor do cachorro tinha o costume de levá-lo para passear com uma coleira longa e sem a focinheira. Ele não prestou socorro a Leonardo.

"Meu tio correu para minha casa, jorrando sangue e só gesticulava e não conseguia falar. Essa pessoa [o vizinho] em momento algum falou 'meu cachorro mordeu seu tio, vamos socorrer'. Foram oito minutos desse desespero. O mais revoltante é que eles não chamaram, não ligaram pra Samu", descreveu a jovem.

Ela contou ainda que após o ocorrido, o vizinho seguiu o passeio com o animal pelas proximidades e que a namorada do rapaz lavou o sangue que estava na calçada.

"Não digo que isso foi uma fatalidade porque todo mundo que tem um animal da raça pitbull sabe o que precisa fazer. Esse cachorro era para estar de focinheira, uma coleira de contenção e uma guia curta. E estava com nada disso. Viviam dizendo que o cachorro era manso, mas atacou", disse.

O homem de 68 anos foi socorrido por familiares e encaminhado para um hospital particular na cidade de Olinda. Conforme os médicos, a mordida atingiu a veia jugular interna e, em decorrência de uma hemorragia, Leonardo não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo.

A família informou que abriu um boletim de ocorrência e agora a Polícia Civil está investigando o caso.

"Vamos esperar o inquérito e vamos esperar a justiça. Isso não pode ficar impune. Depois do que aconteceu com o meu tio, esse cachorro ainda agressivo foi passear com o dono. Isso poderia ter acontecido comigo, com minha mãe, com uma criança. Não foi um acidente", completou Bárbara.