Macaco recém-nascido é resgatado de cinzas de incêndio no Pantanal
Equipes do Ibama encontraram o macaco-prego perdido da mãe e ainda com o cordão umbilical em meio à área de incêndios florestaisUm filhote de macaco-prego foi resgatado das cinzas de uma área de queimadas no Pantanal, em Miranda, no Mato Grosso do Sul. O recém-nascido foi encontrado pela equipe de resgate com apenas três dias de vida.
O animal recebeu o nome de "Fênix", em referência ao pássaro da mitologia grega que é capaz de renascer das próprias cinzas, e levado para o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) para receber tratamento. O resgate aconteceu na última sexta-feira, 13.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Macaco Fênix: Resgate foi parte de ação do Ibama
As equipes do Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (Gretap) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizavam uma ação nas proximidades da reserva ecológica Salobra quando encontraram o animal perdido. O filhote de macaco-prego ainda estava com o cordão umbilical.
Após o resgate, Fênix recebeu cuidados no Imasul durante três dias e, em seguida, foi transferido para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do Hospital Ayty, em Campo Grande, capital do estado.
LEIA TAMBÉM | Biólogos tentam salvar fauna ameaçada pelo fogo no Pantanal
Macaco Fênix recebe cuidados especiais
Aline Duarte, gestora do Hospital Ayty, contou à Folha de S. Paulo que "o cuidado com animais silvestres é extremamente delicado e exige muita atenção" da equipe.
Por isso, até que se recupere, o animal deve permanecer sob os cuidados dos médicos veterinários do Ayty. Fênix é mantido em um local com aquecimento constante e é alimentado a cada duas horas em uma mamadeira.
As equipes continuam monitorando as áreas afetadas pelo incêndio no Pantanal; porém, até o momento, ainda não há informações sobre a mãe do filhote.