Pizza, sushi e patins em sala de aula? Professor usa estratégia divertida para ensinar matemática
Professor de matemática Henrique Folster usa as redes sociais para divulgar vídeos de suas aulas didáticas; confira
16:30 | Set. 20, 2024
As aulas de um professor de matemática em Santa Catarina nunca são iguais. Se muitos consideram a disciplina difícil, para os alunos do ensino médio de Henrique Folster, ela nunca é monótona e é sempre prazerosa de aprender. Isso porque o professor, de 39 anos, encontrou um jeito divertido de ensinar. Em sua aula, há patins, super-heróis, sushi, pizza e, claro, números.
O docente, que mora em São José, na Região Metropolitana de Santa Catarina, leciona em quatro cidades do estado.
Em entrevista ao O POVO, Henrique disse que o interesse em trabalhar com o público começou aos 18 anos, quando ele dava assistência para seus colegas e corrigia provas a pedido de alguns professores que confiavam nele.
"E foi assim que começou essa vontade de trabalhar com o público. Mas, até então, eu não pensava em ser professor. No ensino médio, para complementar a renda, eu dava assistência na escola particular onde trabalhava. Não era um salário, mas um 'trocado' para ajudar os alunos", conta o professor.
Ao notar o empenho de Henrique, o dono do colégio propôs que, se ele entrasse na universidade para estudar Matemática, Química ou Física, teria emprego garantido, pois o contrataria no ano seguinte. E não deu outra. Ele se formou em Matemática, e já são 22 anos de profissão.
Professor de matemática começou a usar método na pandemia como estratégia para manter alunos estudando
Mas o grande desafio na carreira do catarinense foi durante a pandemia de Covid-19, quando as aulas eram online.
Assim como no resto do mundo, a adaptação às aulas foi difícil. Um levantamento feito à época pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) sobre as atividades remotas mostrava que 67% dos alunos tinham dificuldades em organizar uma rotina diária de estudos.
Essa dificuldade precisou ser contornada pelo educador, que teve a necessidade de buscar novas estratégias. Foi aí que ele começou a fazer lives no TikTok resolvendo questões de provas do Enem, onde apenas sua mão e a caneta apareciam.
"Minhas lives tinham mil alunos simultâneos, 2 mil alunos simultâneos. Os alunos que não me respondiam nas aulas online estavam lá no TikTok, me respondendo e agradecendo pelas aulas. Foi ali que despertou o interesse de conhecer mais sobre as redes sociais", diz.
E então, quando houve o retorno das aulas presenciais, Henrique já voltou com novas ideias. "Eu já voltei usando patins, dando paçoquinha para todos os alunos...", conta.
Aulas de matemática com pizza, sushi, patins e super-herois
Praticamente toda aula do professor tem uma surpresa. Vídeos publicados no Instagram mostram Henrique chegando na sala de aula de patins, vestido de Capitão América e até de Harry Potter.
Mas essa dinâmica em sala de aula nunca foi pensada para ser mostrada nas redes sociais. Os vídeos eram gravados pelos próprios alunos, e Henrique os compartilhava.
"Essa dinâmica nunca foi feita para ser mostrada na internet. Sempre foi feita para eles, e aí acabou viralizando", revela.
Um desses virais foi o vídeo em que o educador leva pizza para a sala de aula, para uma dinâmica que envolve, claro, matemática. Ele também já levou bolas de sorvete, pipocas, paçocas e até churrasco. Mas, para conseguir comer um pedaço da iguaria, é preciso responder questões tradicionais da disciplina.
Entretanto, a coisa mais inusitada que o professor levou, segundo ele, foi uma barca de sushi. "Eles não acreditavam quando eu levei sushi. Qual é o professor que vai trazer sushi para a sala?", questiona.
Para conseguir realizar essas dinâmicas, ele conta com a ajuda de outras pessoas.
"Eu entendi que posso pedir ajuda, sabe? Que não preciso tirar tudo do meu bolso para fazer essas ações em sala. Posso, por exemplo, ajudar a divulgar uma certa marca e, em contrapartida, levar os produtos para tornar a aula um pouco diferente."
Vídeo das aulas do professor de matemática viralizam nas redes sociais e somam milhões de vizualizações
Entre mensagens de agradecimento e conselhos para outros professores, Henrique conta que fica muito feliz pelos elogios ao trabalho feito em sala de aula.
A didática fez tanto sucesso nas redes sociais que ele já soma mais de 1 milhão de seguidores no TikTok, Instagram e YouTube. Entre os elogios, há quem diga que gostaria de ter tido um professor com essa criatividade.
"Professor, parece que você saiu de um conto de fadas!", disse um seguidor. "No meu tempo não tinha aulas assim... Seria mais fácil estudar com essas didáticas. Parabéns e sucesso na sua caminhada", disse outro.
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