Algumas operadoras do Brasil já retiraram o X (ex-Twitter) do ar; veja quais
Presidente da Anatel confirmou que o órgão deveria cumprir a decisão em 24 horas e que já havia começado a notificar provedores de Internet para suspensão
09:27 | Ago. 31, 2024
Após a decisão tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que ordenou a suspensão da rede social X, ex-Twitter, usuários começaram a observar problemas no acesso após a meia-noite deste sábado, 31.
O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, confirmou para a Agência Estado que o órgão deveria cumprir a decisão em 24 horas e que já havia começado a notificar os provedores de internet.
A Conexis Brasil Digital, que reúne as principais operadoras do País, confirmou o recebimento da notificação e garantiu que faria o cumprimento da medida, mas não deu prazo para tal.
As empresas associadas Conexis Brasil Digital são: Claro, TIM, Vivo, Oi, Algar Telecom e Sercomtel.
Embaixada dos EUA defende liberdade de expressão diante de impasse entre STF e X; SAIBA MAIS
Quais operadoras já bloquearam o X no Brasil?
Para alguns clientes da operadora Claro, durante a madrugada a plataforma já não funcionava nas versões para desktop. Clientes da Vivo e da Oi também indicaram falhas no aplicativo tanto no celular quanto na versão para computador.
Até a publicação deste matéria, usuários da operadora TIM conseguiam acessar a plataforma, mesmo com algumas funcionalidades instáveis. Isso pode ser explicado pelo fato de existirem cerca de 20 mil empresas do tipo no país, o que pode atrasar o trâmite.
Ainda segundo o presidente da Anatel, as maiores empresas vão conseguir cumprir a determinação no prazo estabelecido na decisão judicial, mas as menores podem levar um pouco mais de tempo.
Além da plataforma ser retirada do ar no país, empresas como Apple e Google terão cinco dias para tirar o aplicativo do X de suas lojas online, assim ela não poderá mais ser instalada em dispositivos.
Lula afirma que Elon Musk tem que se submeter à Constituição Brasileira e ao STF; CONFIRA
Moraes X Musk: Multa para quem utilizar VPN
Moraes também determinou multa diária de R$ 50 mil para usuários que usarem VPN (Virtual Private Network, Rede Privada Virtual, em porturguês) para acessar a plataforma de Elon Musk.
O VPN é uma ferramenta que possibilita o usuário mudar a localização da sua conta para outro país. Assim, os usuários brasileiros poderiam ainda ter acesso do X.
Especialistas, porém, consideraram a decisão como exagerada, desproporcional e inexequível. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também prometeu cobrar esclarecimentos sobre a multa.
A suspensão da rede social X se deu após o empresário Elon Musk, dono da plataforma, se recusar a nomear um representante para responder pela empresa no Brasil. Moraes afirma que a plataforma tentou se esquivar da jurisdição brasileira.