Redação do Enem dos Concursos questiona papel da educação no desenvolvimento social
Concorrentes de nível técnico e médio tiveram de realizar redação, enquanto candidatos de nível superior responderam pergunta dissertativa
15:57 | Ago. 18, 2024
A prova de redação do Concurso Nacional Unificado (CNU) para o nível técnico e médio, aplicada na manhã deste domingo, 18, teve como tema a pergunta “Em que medida a educação e o progresso científico e tecnológico podem contribuir para reduzir as desigualdades socioeconômicas e ampliar o desenvolvimento da sociedade brasileira?".
LEIA: Gabarito do CNU: veja quando serão divulgados os resultados do Enem dos Concursos
O Enem dos Concursos, como ficou conhecido o certame, está sendo realizado nacionalmente na manhã e tarde deste domingo. Ao todo, 2,1 milhões de candidatos concorrem a 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal através do pleito.
Os concorrentes do nível técnico e médio são referentes ao bloco 8 do concurso. Apenas eles precisaram fazer redações. Já os candidatos dos blocos 1 a 7 tentam vagas de nível superior e devem responder uma pergunta dissertativa sobre a área específica de atuação.
Além da redação, o bloco de nível técnico e médio do CNU exige a resposta de 20 questões objetivas durante a manhã e 40 no turno da tarde. Já os concorrentes com ensino superior completo devem responder 20 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais pela manhã e 50 à tarde.
As provas da manhã tiveram início às 9 horas e foram finalizadas às 11h30min. A tarde, o teste começou a ser aplicado às 14h30min e terá fim às 17h30min.
Leia mais
Veja o cronograma completo do Concurso Nacional Unificado (CNU)
- 18/08: aplicação das provas;
- 18/08: divulgação dos cadernos de provas a partir de 20h;
- 20/08: divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas;
- 20 e 21/08: prazo para recursos quanto às questões ou gabaritos divulgados
- 10/09: disponibilização da imagem do Cartão-Resposta;
- 8/10: divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva;
- 21/11: divulgação final dos resultados;
- Janeiro 2025: início de convocações.