"Ainda tenho crises" diz jovem com doença que causa a ‘pior dor do mundo’
As causas da neuralgia do trigêmeo estão relacionadas a uma artéria que acaba se deslocando e comprimindo o nervo do trigêmeo. O problema é mais comum em mulheres com mais de 50 anosA jovem de 27 anos, Carolina Arruda, que tem a neraulgia do trigêmeo, doença conhecida por causar a ‘pior dor do mundo’, passou por uma cirurgia no sábado, 17, para tentar cessar com as dores causadas pela doença.
O caso de Carolina é considerado raro, pois a doença é mais comum em mulheres com mais de 50 anos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Cirurgia bem-sucedida
Em vídeo postado nas redes sociais, a jovem relata que a cirurgia foi bem-sucedida e que aguarda o efeito imediato dos analgésicos. “O médico falou que o cateter começou a encher o sistema nervoso com medicamentos. Agora temos que aguardar cerca de 24 horas para ajustar a dose”, explica Carolina.
A estudante de medicina veterinária relata que serão precisos mais alguns dias até que se tenha certeza que as dores da doença foram reduzidas. Ela também afirmou que continua com dores, causadas pela neuralgia. “Eu senti várias crises durante a madrugada. Foi bem complicado lá na UTI”.
Explicando um pouco melhor sobre a cirurgia, ela relata que foi implantada uma ‘bomba’ de morfina através de um cateter. “É um cateter, como se fosse uma sonda que sobe pela coluna, que vai até quase o meu cérebro. A bomba fica na barriga”, explica Carolina.
A jovem ficou famosa nas redes sociais após compartilhar relatos sobre sua rotina e contar que estava realizando uma vaquinha online para custear sua ida até a Suíça e realizar o procedimento de eutanásia.
A eutanásia consiste em interromper o sofrimento do paciente diagnosticado com uma doença terminal ou incurável. Entretanto, o procedimento não é legalizado no País.
Leia também | Com 'pior dor do mundo', jovem se trata no SUS para tentar reduzir sintomas
Neuralgia do trigêmeo: entenda o que é
A Neuralgia do trigêmeo é uma dor facial intensa devido à disfunção do 5º nervo craniano (nervo trigêmeo). Este nervo transporta informação sensitiva desde o rosto até o cérebro e controla os músculos envolvidos na mastigação.
Os sintomas podem variar entre uma dor facial leve a intensa, muitas vezes desencadeada por mastigação, fala ou escovação dos dentes.