Por qual motivo devemos tirar o sapato antes de entrar em casa?
O hábito frequente em algumas casas é fundamental para manter a higiene da casa. Além disso, o costume tem raízes em países orientais, como Japão, Coreia e China
08:00 | Ago. 10, 2024
Durante a pandemia da Covid-19, muitas famílias adotaram costumes para se proteger do vírus, e um dos hábitos adquiridos foi tirar o sapato antes de entrar em casa. Algumas pessoas têm esse hábito até os dias atuais como forma de manter o ambiente mais limpo e higiênico. Afinal, qual a recomendação dos infectologistas?
Segundo Keny Colares, infectologista na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), ao andar na rua, as pessoas acabam contaminando o solado do sapato com substâncias químicas e microorganismos do chão. “Quando entramos dentro de casa com esses calçados, acabamos trazendo a sujeira que estava no chão da rua para dentro da nossa residência. Esse é um dos principais motivos para manter o sapato do lado de fora da casa”, explica.
Em casas que com crianças que engatinham, Keny destaca que é necessário que o piso da casa fique limpo para não haver o risco de a criança se contaminar com a sujidade que fica nos sapatos. “Os adultos costumam tomar mais cuidado se o chão está contaminado, pois podem lavar a mão com maior frequência, mas as crianças que engatinham é diferente, pela própria curiosidade típica da idade delas, elas podem pegar pequenas coisas chão, como brinquedos e restos de comida, e podem acabar inevitavelmente colocando aquilo na boca."
Por isso, aumenta o risco de contrair sobretudo uma doença diarreica aguda, segundo ele. "É sempre importante manter o chão limpo, principalmente quando tem criança em casa”, alerta.
Para o estudante Pedro Lucas, de 22 anos, o hábito de guardar o sapato do lado de fora da casa veio desde muito cedo, de quando ele tinha apenas 6 anos. A mãe dele, Eleneuda Rodrigues, 55, ensinou que o calçado passa por cima de muita coisa quando estamos caminhando na rua.
"Mesmo sendo muito novo ele se conscientizou sobre o assunto e continuou praticando esse hábito junto comigo ao decorrer do tempo, muitas pessoas podem achar que esse costume é frescura, mas ele nunca achou isso e entendeu que realmente essa prática faz diferença”, diz Eleneuda.
Como higienizar os sapatos da forma correta
Luan Victor, infectologista do Hospital São José (HSJ), explica que um dos principais meios de manter a boa higiene do lar é higienizar o calçado da forma correta e logo após colocá-lo em um local arejado. É importante limpar o sapato com frequência e não utilizar o mesmo par de calçados todos os dias, pois essa frequência diária acaba trazendo umidade para parte interior e a parte de baixo do calçado fica cada vez mais suja.
“Seria interessante usar também sapatos com palmilhas removíveis que facilitam na hora de lavar, secar e também para não deixar úmido. Além disso, é de suma importância evitar compartilhar sapatos, fazer a troca de meias e após utilizar limpar da forma correta e deixar secar em um local arejado”, destaca Luan.
Passo a passo:
1. Utilize produtos domésticos para realizar a limpeza, como água e sabão;
2. Retire os cadarços e palmilhas para lavar;
3. Escove a parte de dentro e de fora do calçado;
4. Guarde-os em um local arejado;
5. Coloque para secar ao vento.
Tirar o sapato ao entrar é um costume oriental
Antes de muitas pessoas adquirirem o hábito de colocar o calçado do lado de fora da casa devido à pandemia, em alguns países orientais, como no Japão, Coreia (antes de cisão da península) e China, esse costume é praticado há anos.
De acordo com o professor de artes marciais Domingos Brasileiro, desde da época do império oriental essas culturas prezavam pela limpeza do ambiente e das energias trazidas para dentro de casa.
“No oriente acredita-se que quando uma pessoa vem da rua ela traz consigo toda sujeira e energias ruins, então eles criam um espaço para deixar o sapato guardado antes de entrar no lar. Além disso, essa cultura vem do feng shui, que é uma forma de melhorar o equilíbrio do ambiente, onde a pessoa deve se livrar da sujeira para entrar em um lugar limpo.”
O local específico para colocar os calçados que passaram pela rua é chamado de "genkan" e normalmente é feito de madeira, com pequenas brechas para que a poeira caia. O genkan também existe em escolas, prédios governamentais, academias de artes marciais, restaurantes e em outros ambientes tradicionais.
“O genkan fica na entrada da casa, e os sapatos têm de ficar direcionados para a porta. Já dentro da casa eles utilizam meias ou sandálias do tipo pantufas”, disse Domingos.
Bate-pronto com Guilherme Henn, infectologista do Hospital Geral de Fortaleza (HGF)
Quais doenças podem ser transmitidas pelo contato direto com a sujidade da rua?
Existem as bactérias associadas causadoras das doenças diarréicas agudas, como a salmonella, shigella, campylobacter, escherichia coli etc. Além disso, existem os parasitas que habitam o solo, que podem entrar em contato com o ambiente da casa e parasitar entrando pela pele.
Como adquirir o hábito de colocar os sapatos do lado de fora de casa?
Primeiro temos que pensar que ao realizar esse hábito só vamos trazer benefícios para a higiene da nossa casa e vamos manter o ambiente mais limpo. Mas para aplicar isso na rotina, a pessoa pode colocar uma sapateira perto da porta de casa para colocar o calçado. Para profissionais de saúde que ficam a maior parte do tempo dentro do ambiente hospitalar, é recomendado que seja higienizada a sola do sapato ao menos uma vez na semana.
Qual a forma correta de manter o piso da casa limpo quando ele entra em contato com a sujidade da rua?
Em casos de o chão já estar sujo, podem ser utilizados produtos de limpeza comum, os produtos de uso doméstico utilizados normalmente. Por exemplo, sabão, água sanitária, desinfetante etc.