Passageiros confundiram companhia aérea e não embarcaram no avião que caiu em Vinhedo, em SP
Aproximadamente dez pessoas confundiram a companhia aérea Latam com a Voepass
17:14 | Ago. 09, 2024
Cerca de dez pessoas confundiram a companhia aérea e, por isso, não embarcaram no voo da aeronave que Voepass, antiga Passaredo, que caiu na tarde desta sexta-feira, 9, em Vinhedo, no interior de São Paulo. A queda da aeronave vitimou fatalmente os 62 passageiros que saíram do município de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos, em São Paulo.
Em entrevista ao Jornal Hoje, da rede Globo, um passageiro que perdeu o voo contou que insistiu para que que o colocassem na aeronave.
"Fiquei esperando. Quando foi 11 horas eu vim procurar aqui e me disseram que eu não ia entrar porque passou do limite de embarque. Aí eu pelejei, botei até uma pressão nele e falei pra me colocar no avião", compartilha. "Iam embarcar mais quatro pessoas comigo", acrescentou o rapaz.
De acordo com as informações, os passageiros chegaram com antecedência no aeroporto e pensaram estar no guichê da companhia aérea Latam, para realizar o check-in, no entanto, estavam no guichê da Voepass, sendo impedidos de embarcar no avião.
O fluminense Adriano Assis relatou que confundiu as companhias e chegou a discutir com um funcionário do aeroporto.
"Cheguei aqui às 9h40min, a Latam estava fechada, eu estava fazendo um trabalho no hospital. Cheguei e fiquei esperando pra ver se abria, mas não tinha ninguém no guichê. Subi e tomei um café. Esperei e o microfone não falou nada. Quando desci, fiquei esperando, quando deu 10h41, o rapaz disse que eu não ia mais embarcar porque é uma hora de antecedência, discuti com ele [funcionário], ele salvou minha vida", seguiu.
'Ele fez o trabalho dele, se ele não tivesse feito o trabalho dele, talvez eu não estivesse aqui".
Conforme a Voepass Linhas Aéreas, responsável pelo avião, trata-se de um avião tuboélice de passageiros, modelo ATR-72, bastante utilizado em rotas regionais.
Conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o modelo é turboélice com 74 assentos. A aeronave é fabricada pela ATR, sediada na França, considerada uma das maiores fabricantes de aviação do mundo.
De acordo com a ficha técnica do avião, o ATR -72-500 pode voar a uma altitude máxima de 10 mil pés (pouco mais de 3 mil metros) com velocidade máxima de 510km/h.
O modelo dispõe de 27 metros de comprimento e de envergadura, além de uma autonomia de voo de 1.324 quilômetros. O avião pode carregar um peso máximo de 7 mil quilos.