Brasileira é coroada Miss Simpatia e fica em 2º no Miss Canadá
Raika Coutinho ficou em 2º lugar no concurso Miss Canadá; caso ganhasse, a mato-grossense seria a segunda brasileira a representar o Canadá no Miss Universo
15:39 | Jul. 28, 2024
A modelo brasileira Raika Coutinho, de 36 anos, foi coroada Miss Simpatia no concurso Miss Canadá 2024. Na competição, que ocorreu neste sábado, 27, a modelo, que é natural de Cuiabá, terminou na segunda colocação. Raika também recebeu o prêmio de Melhor Corpo.
A modelo informou à CNN que a vitória seria um sonho, pois estaria representando o País que a acolheu pelo mundo. “Eu estaria representando o país que escolhi como nova casa e que me acolheu de braços abertos”, comenta.
Caso ganhasse, a mato-grossense seria a segunda brasileira a representar o Canadá no Miss Universo. Em 2009, Mariana Valente venceu a competição.
Quem ganhou o Miss Canadá foi a atriz e modelo canadense Ashley Callingbull, de 44 anos. A artista irá representar o país norte-americano no Miss Universo, que será sediado no México em setembro.
As modelos puderam participar da competição, pois, em setembro de 2023, o Miss Universo surgiu com uma novidade histórica: houve uma mudança nas regras anunciando o fim da restrição de idade para as competidoras. Antes, as candidatas precisavam ter, obrigatoriamente, entre 18 e 28 anos.
Além disso, mulheres que sejam ou foram casadas, assim como grávidas ou que tenham filhos, passaram a ter permissão para competir.
Para a modelo, a mudança, apesar de recente, também é sinônimo de um "avanço em inclusão e evolução que estava faltando no concurso". Raika, que se reconhece enquanto uma mulher negra, também declarou que acha importante reforçar a representatividade. (Com colaboração de Mateus Mota/Especial para O POVO)