Terremoto de magnitude 7,4 no Chile causa tremores em São Paulo

O epicentro, em San Pedro de Atacama, está a aproximadamente 2,7 mil quilômetros de São Paulo, mas o fenômeno foi relatado por moradores de diversos bairros

Moradores de alguns bairros de São Paulo relataram ter sentido um tremor de terra nesta quinta-feira, 18. O fenômeno está relacionado a um terremoto de magnitude de 7,4 registrado no Chile.

A Defesa Civil informou à CNN que, até o início da madrugada desta sexta-feira, 19, não houve registro de vítimas. No entanto, o tremor fez com que o Corpo de Bombeiros fosse acionado e orientou a evacuar um prédio na rua Florianópolis, na Zona Leste da capital paulista.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Por que o terremoto no Chile foi sentido em São Paulo?

O epicentro do terremoto foi na cidade de San Pedro de Atacama, na província de Antofagasta, no norte do Chile. A cidade está a aproximadamente 2,7 mil quilômetros de São Paulo, segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).

A capital paulista está localizada sobre uma bacia sedimentar que possui a característica de amplificar ondas sísmicas.

“Não é tão raro assim, portanto, que sismos ocorridos nos Andes sejam sentidos em São Paulo, principalmente em bairros mais altos e também por moradores de prédios”, explicou o centro em uma nota nas redes sociais.

“Apesar da sensação estranha sentida pelas pessoas, as chances de danos estruturais causados por um tremor tão distante são bastante pequenas”, completou.

LEIA TAMBÉM | Maior terremoto da história mundial faz 64 anos em 2024

Terremoto no Chile: Internautas relataram o tremor em São Paulo

Internautas usaram a rede social X (antigo Twitter) para registrar vídeos do tremor sentido em São Paulo. Alguns relataram que deixaram os apartamentos e buscaram refúgio no meio da rua. Outros disseram que sentir o tremor parecia com a sensação de estar tonto.

— Gori (@ngmouro) July 19, 2024

Terremoto no Chile: o que se sabe até agora

A escala Richter é pontuada de um a nove. Quanto mais alta é a numeração, mais forte e poderoso é considerado o terremoto. O fenômeno ocorrido na região norte do Chile e na Argentina tem escala 7,4 e ocorreu a mais de 100 km de profundidade.

O epicentro foi na cidade de San Pedro de Atacama, na região de Antofagasta, no norte do Chile. O abalo sísmico foi registrado às 21h50min (1h50min do horário local) também pelo Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC).

Não há, até o momento, relatos de vítimas ou de destruição. O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico (SHOA) da Marinha não deu nenhum aviso de tsunami.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar