Criança se machuca e é levada ao hospital, mas não resiste; família alega negligência

A menina de 5 anos se machucou enquanto brincava com o irmão, após ser liberada do hospital, as dores aumentaram

12:16 | Jul. 13, 2024

Por: Wilnan Custódio
Menina Lívia Condé, de 5 anos (foto: Arquivo pessoal)

Uma menina de cinco anos de idade morreu depois de ser atendida em um hospital na Cidade de Congonhas, em Minas Gerais. De acordo com os pais, a criança foi atendida por um médico ortopedista, no Hospital Bom Jesus, após  machucar o ombro enquanto brincava com o irmão de 12 anos.

Segundo informações publicadas pelo portal G1, a menina ficou presa dentro de um baú e acabou machucando o ombro quando seu irmão tentava tira-lá. Os pais da garota a levaram para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na sexta-feira, 5.

Após o atendimento da UPA, a menina foi transferida para o hospital e atendida por um médico, que avaliou o quadro, laudando apenas uma luxação e a liberando após medicação.

LEIA TAMBÉM: Erro médico faz mulher tratar câncer inexistente por seis anos em SP

Após esse momento, a família percebeu que as dores da criança se intensificaram e a mesma passou a ficar roxa. Ao voltarem ao hospital o médico estava em intervalo e a família precisou aguardar para o atendimento.

Segundo os familiares, ela foi atendida novamente, mas por um pediatra, que questionou o ortopedista a liberação da menina que estava com a situação de saúde se agravando.

Ainda de acordo com o G1, a família denunciou a morte da criança ao Ministério Público, detalhando ao órgão que a criança apresentava um quadro de trombose, e em seguida teve uma parada cardiorrespiratória.

O atestado de óbito apontou a morte sendo por “causas indeterminadas”. "Nem assinar o atestado de óbito ele [médico ortopedista] quis", afirmou a mãe ao G1 sem se identificar.

O Conselho Regional de Medicina (CRM-MG) informou que está apurando o caso. Familiares da menina fizeram um protesto no centro de Congonhas na sexta-feira, 12.