SP: Polícia Militar deixa youtuber segurar arma de fogo e participar de perseguição

Ao longo do vídeo, um dos agentes diz que a morte de criminosos são comemoradas com "charutos e cervejas"

11:49 | Jun. 25, 2024

Por: Gabriel Damasceno
A ouvidoria da Polícia de São Paulo considerou que foram cometidas quatro irregularidades (foto: Reprodução/Youtube)

O youtuber estadunidense Gen Kimura foi autorizado a participar de uma perseguição dentro de uma viatura da Polícia Militar do Estado de São Paulo para a gravação de um vídeo, publicado no dia 2 de junho. Os agentes, além disso, deixaram que ele segurasse uma arma de fogo.

Ao longo do vídeo, um dos agentes diz que a morte de criminosos são comemoradas com “charutos e cervejas”. O vídeo soma mais de 1,5 milhões de visualizações no youtube.

Em nota, cedida à Folha de S.Paulo, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirma que solicitou esclarecimentos à Polícia Militar, que iniciou uma sindicância para apurar os fatos e tomar as devidas providências.

"Toda a dinâmica mostrada nas imagens, envolvendo um civil em práticas exclusivamente militares, não é permitida e fará parte das investigações", diz a SSP, em nota.

"Excessos e desvios não são tolerados e todos os casos são punidos com rigor. Além disso, a dinâmica do vídeo não é permitida de acordo com as regras internas da Corporação", continua.

Sobre a frase de comemorar a morte de criminosos, a secretaria afirma que a prática "não condiz com as práticas adotadas pelas forças de segurança do Estado".