Pernambucano conhecido como "Rei da Maconha" é preso na Bolívia

A prisão aconteceu na terça-feira, 28, e contou com a colaboração de agentes policiais do Brasil e da Bolívia

15:34 | Mai. 31, 2024

Por: Wilnan Custódio
Prisão do homem conhecido como rei da maconha (foto: Polícia Federal/PE)

Foi preso na Fronteira da Bolívia com o Brasil, um pernambucano de 53 anos conhecido como “Rei da Maconha”. Luiz Antônio Alves de Souza era procurado pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) em mais de 40 países, segundo informações publicadas pelo portal Uol.


A prisão do homem foi realizada na última terça-feira, dia 28, e divulgada na quarta-feira. Natural de Recife, Luiz morava no bairro Cajueiro, e era foragido da Justiça desde 22 de abril de 2022, quando se evadiu do sistema prisional.


As Forças de Segurança do Brasil e da Bolívia realizaram trocas de informações de inteligência que levaram à prisão. A ação teve apoio da Força Especial de Luta Contra o Narcotráfico (FELCN) da Bolívia, e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco).

LEIA TAMBÉM: Maconha aumenta risco de psicose em adolescentes, diz estudo

Trocas de informações entre as autoridades policiais do Brasil e da Bolívia, incluindo o apoio da Força Especial de Luta Contra o Narcotráfico (FELCN) da Bolívia, possibilitaram a prisão de Luiz, que foi feita pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), formada pelas polícias Federal, Rodoviária Federal, Penal, Civil e Militar de Pernambuco.

Segundo informações da Ficco, a prisão foi realizada por crimes de assaltos a bancos, porém, ele já respondia por crimes de tráfico de drogas, roubo, porte de arma de uso restrito de forças de segurança, e falsificação de documentos.

Agentes bolivianos da cidade de Puerto Quijarro, que fica na fronteira do Brasil com a Bolívia, transferiram a custódio de Luiz para a Ficco, que ficou ecarregados de transferir o preso por avião de volta a Pernambuco.