RS: papa Francisco doa 100 mil euros para auxiliar desabrigados

Esmolaria Apostólica, órgão do Vaticano, enviará equivalente a cerca de R$ 550 mil; papa Francisco disse estar orando pelas vítimas das enchentes no RS

06:19 | Mai. 10, 2024

Por: Bemfica de Oliva
Igreja Católica está abrigando desalojados das enchentes no RS em templos e escolas; papa Francisco autorizou doação de 100 mil euros para ações no estado (foto: Divulgação/CNBB)

A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) anunciou nessa quinta-feira, 9, que o papa Francisco autorizou a doação de 100 mil euros (cerca de R$ 554 mil, em conversão direta) para auxílio às vítimas das enchentes no RS. A informação foi dada por dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, em entrevista ao Vatican News, agência de notícias da Igreja Católica.

Segundo dom Jaime, o dinheiro será repassado pela Esmolaria Apostólica, órgão do Vaticano que financia auxílios a vítimas de catástrofes. O valor será administrado pela regional da CNBB responsável pelas ações da entidade no RS.

Até o momento, não foram detalhadas ações específicas que serão financiadas pela doação. Segundo a CNBB, paróquias e escolas católicas têm funcionado como abrigos para pessoas desalojadas, além de servirem como pontos de recebimento de doações. Os templos também são usados para o preparo de refeições, entregues por voluntários em diversos locais que recebem vítimas das enchentes.

Papa Francisco mencionou enchentes do RS em fala no Vaticano

No último domingo, 5, o papa Francisco comentou sobre as enchentes que atingem o RS. A fala foi feita após uma oração pública do pontífice no Vaticano.

O papa afirmou orar pelas vítimas das inundações. Ele também prestou solidariedade aos desalojados e familiares dos mortos pelas enchentes.

Mais notícias nacionais