Bombeiros do Ceará desembarcam no RS e atuarão nas buscas em Pelotas
Bombeiros e cães do CBMCE, além de viaturas, botes e equipamentos para as operações foram enviados para o estado gaúcho. Número de mortos no Estado subiu para 107
09:11 | Mai. 10, 2024
A equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), enviada na manhã dessa quinta-feira, 9, ao estado do Rio Grande do Sul, desembarcou no estado gaúcho para reforçar o trabalho dos agentes que atuam nas operações de busca e resgate de vítimas do desastre ambiental.
12 bombeiros militares e dois cães embarcaram em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Foram enviadas duas equipes especializadas em salvamento e dois binômios de cães certificados em busca de restos mortais.
Leia mais
Além dos agentes, três viaturas de salvamento, dois botes, um veículo para o transporte dos cães durante as operações e equipamentos necessários para os trabalhos de busca e resgate foram enviados ao Rio Grande do Sul.
A equipe de bombeiros seguiu com destino ao município de Canoas. Segundo o CBMCE, os agentes atuarão na cidade de Pelotas, com recursos técnicos para trabalhos, como mergulho, guarda-vidas, atendimento pré-hospitalar e atuação em busca e resgate.
O Governo do Ceará também promove outras ações de ajuda ao estado atingido pelas fortes chuvas e enchentes, com doação de água, arrecadação de alimentos e o envio de equipe com uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).
A última atualização do boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgado na noite dessa quinta-feira, 9, informa que 431 municípios e mais de 1,5 milhão de pessoas foram afetados, com 327.105 pessoas desalojadas e 68.519 em abrigos.
O número de mortos subiu para 107, enquanto 754 pessoas estão feridas e 134 desaparecidas.