Região sul do RS tem alerta de perigo extremo para temporais
Estado sofre com chuvas intensas e enchentes desde a última semana. Defesa Civil calcula 85 mortos, 339 feridos e 134 desaparecidos
11:21 | Mai. 07, 2024
A Climatempo divulgou nessa segunda-feira, 6, um alerta de perigo extremo para temporais na região sul do Rio Grande do Sul. O estado gaúcho sofre com fortes chuvas e enchentes desde a semana passada, e o número de mortos chegou a 85, de acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado.
Segundo a Climatempo, o início desta semana poderá ser marcado por chuva frequente e volumosa.
Leia mais
-
Câmara aprova decreto que reconhece calamidade no Rio Grande do Sul
-
Sobe para 83 número de mortes no Rio Grande do Sul pelas fortes chuvas
-
Número de pessoas resgatadas no Rio Grande do Sul chega a 20 mil
-
Lula sobrevoa áreas atingidas por enchentes no Rio Grande do Sul
-
Saiba como doar para vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul
A possibilidade para temporais também aumenta entre essa segunda e terça-feira, 7, nas regiões de Pelotas e Campanha Gaúcha. A Climatempo prevê volumes em torno 100 milímetros/dia, caracterizando perigo extremo.
De acordo com a Climatempo, o alerta significa temporais com volume extremo, raios e ventania em torno de 85 km/h, podendo ter maior intensidade em pontos isolados, e/ou risco de chuva contínua e volumosa.
CLIQUE AQUI para seguir o novo canal com as últimas Notícias do O POVO no WhatsApp
Já na quarta-feira, 8, a formação de um ciclone extratropical próximo à costa da Argentina — que não cruzará o estado gaúcho — e de uma frente fria poderá levar a chuva para outras regiões do Rio Grande do Sul.
Apesar de o ciclone estar no oceano, a Climatempo alerta que os ventos previstos podem atingir valores de 60 km/h a 80 km/h, mesmo sem estar chovendo.
Último boletim da Defesa Civil, divulgado nessa segunda-feira, 6, também apontou 339 feridos e 134 desaparecidos. Mais de 200 mil pessoas tiveram que deixar suas casas, sendo 153.824 desalojados e 47.676 em abrigos públicos.