Indígenas Yanomami rendem garimpeiros e os entregam à Força Nacional
Grupo foi capturado na região do Homoxi, em Roraima; associação que representa os Yanomami da área criticou "morosidade" e ações "inefetivas" do governoIndígenas Yanomami da Associação Urihi capturaram, na última terça-feira, 23, garimpeiros atuando na região do Homoxi, em Roraima. Segundo a Associação, o grupo foi rendido e entregue à Força Nacional de Segurança.
O vídeo do momento em que os garimpeiros são levados à Força Nacional foi compartilhado pela Urihi Associação Yanomami nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver o grupo sendo escoltado e entregue aos agentes.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
View this post on Instagram
Na publicação, a associação afirma que os Yanomami da região do Homoxi decidiram agir por conta própria em relação aos garimpeiros. A decisão foi tomada, disse a entidade, porque o grupo estava contaminando com mercúrio a única fonte de água potável do local.
A Urihi criticou, no texto, "a morosidade da expulsão dos garimpeiros nas regiões mais isoladas do território". Segundo a Associação, a demora nas ações "tem sujeitado suas comunidades às violências de criminosos".
A Associação pontuou ainda que as ações realizadas pelos órgãos de segurança não estão sendo suficientes para o combate ao garimpo. De acordo com a entidade, as operações, que têm focado na destruição das máquinas usadas pelos garimpeiros, "tornam-se inefetivas se não acompanhadas de monitoramento e estratégias específicas" nos territórios indígenas.
Captura de garimpeiros por Yanomami ocorre durante mobilização nacional de indígenas
A ação da Urihi Associação Yanomami acontece na mesma semana do Acampamento Terra Livre (ATL), mobilização indígena nacional que completa 20 anos em 2024. Desde a última segunda-feira, 22, milhares de ativistas de diversas etnias, incluindo os Yanomami, se reúnem em Brasília (DF) para apresentar demandas ao Executivo, ao Legislativo e ao Judiciário.
Nesta quinta-feira, 25, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (Psol), e o presidente Lula (PT), devem se encontrar com representantes dos povos indígenas que estão no ATL. Entre as pautas estão as demarcações de territórios tradiconais, a crise climática e ações contra o Marco Temporal.
Mais notícias nacionais
Leia mais
-
A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país
-
Empresa nega fazer 'convite homossexual' de casamento; o que diz a lei
-
Posição de Portugal sobre escravidão é fruto de cobranças, diz Anielle
-
Anac e ministério vão investigar morte de cão em voo da Gol
-
Condutor de porsche dirigia a 156 km/h em acidente que matou motorista de aplicativo em SP,
-
GO: mulher infarta depois de ver marido passar mal e morre 30 minutos depois dele
-
Tio Paulo: Érica Nunes está em cela especial após retaliação de presas
-
Governo amplia público contemplado com programa Pé de Meia