Casal viraliza após construir casa de isopor em Santa Catarina

Em vídeo, eles elencaram as inúmeras vantagens da casa de isopor, como velocidade, acústica e temperatural. Entenda como funciona a casa de isopor

10:28 | Mar. 31, 2024

Por: Carlos Viana
Paredes de isopor têm malhas de aço dos dois lados, revestidas com concreto e mais uma camada de reboco (foto: Reprodução/Instagram @deiselinharesarte)

As imagens da casa de um casal que mora na praia do Rosa, em Imbituba (SC), viralizou nas redes sociais na última semana. O imóvel é construído, quase em sua totalidade, de isopor. Natural de Canoas (RS), o casal decidiu se mudar para Santa Catarina porque queria ficar próximo ao mar.

No vídeo que circula nas redes sociais, Deise Linhares e Vinicius Marafigo enumeram as vantagens de ter construído uma casa de isopor:
1. Realizar o sonho de morar na Praia do Rosa;
2. Evitar desperdício;
3. Velocidade de construção - já que as paredes já vêm prontas;
4. Acústica - já que o isopor é um isolante de ruídos;
5. Temperatura - já que o isopor é um isolante térmico.

Até este domingo, 31, a publicação contava com mais de 250 mil visualizações. "Já tinha pesquisado muitas opções e, quando digo muitas, são muitas mesmo. Tijolo ecológico, bloco, alvenaria, madeira, tijolo plástico, contêiner e por aí vai. Mas quando conhecemos a opção do isopor, o EPS, soubemos na hora que era isso e a decisão foi bem rápida", explicou o casal no vídeo.

Os dois contaram que tinham que entregar a casa onde moravam e acabaram se mudando para o novo imóvel mesmo antes das portas serem instaladas. "Precisávamos entregar a casa que tínhamos alugado, mas depois paramos a obra para aproveitar o primeiro verão na Praia do Rosa, e foi a melhor escolha. Agora vamos retomar os acabamentos finais", disse Deise.

Ainda na publicação, o casal explica mais sobre o material utilizado. "O sistema é conhecido como monolítico. São paredes de isopor com malhas de aço dos dois lados, revestidas com concreto e mais uma camada de reboco. Todas as paredes são amarradas e fixadas umas nas outras e na fundação, formando um sistema único, o que deixa a casa mais forte."

Marcelo Nogueira, professor de arquitetura e urbanismo, explicou ao g1 Santa Catarina que esse tipo de material vem sendo usado na construção em outros países. Ele confirmou as vantagens enumeradas pelo casal, como a velocidade na construção, por exemplo.

Se for bem feita, a construção tem a mesma segurança que as de alvenaria. No entanto, o professou alertou para a necessidade de cuidado na hora de fazer as instalações eletrétricas e hidráulicas para não superaquecer o isopor.