'Biquinaço': alunos de faculdade protestam por ar-condicionado

Em dias de calor intenso, estudantes afirmam que as condições estão insalubres também para servidores e professores. A PUC-SP afirma que pretende investir em melhorias

Os alunos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) protagonizaram uma espécie de “biquinaço” na manhã da última quarta-feira, 20, em protesto pela instalação de aparelhhos de ar-condicionado das salas de aula da universidade.

Alunos dos cursos de Ciências Sociais, Jornalismo, Direito e Serviço Social se reuniram trajados com roupas de banho para manifestar a insatisfação pela ausência de ar-condicionado em diversas salas da instituição, segundo o g1 São Paulo.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

 

Biquinaço: multidão de alunos assistiu ao protesto

Apesar de o grupo que se vestiu com roupas de banho não ser maioria, a manifestação reuniu uma multidão de alunos aos arredores da “prainha”, escadaria do local onde ocorreu o protesto.

Durante as falas, estudantes ressaltaram que pagam mensalidade e não veem o retorno do investimento.

“Cadê o dinheiro, Fundasp? Eu pago a faculdade certinho todo mês para isso? Mas agora eles vão ter que nos ouvir, a gente que paga o salário deles”, comentou uma estudante ao g1 São Paulo.

A Fundação São Paulo (Fundasp) é a organização que mantém a universidade. O “biquinaço” foi convocado pelo “Spotted” da faculdade (uma página de troca de paqueras e busca por namoro) e recebeu apoio dos Centros Acadêmicos de diversos cursos.

Professores e servidores também sofrem com o calor

Em dias de calor intenso, estudantes afirmam que as condições estão insalubres também para servidores e professores.

O Centro Acadêmico do Curso de Direito divulgou nas redes sociais um abaixo assinado por estudantes e professores exigindo melhorias na universidade.

“Em meio a uma onda de calor, é insustentável e insalubre que alunos e professores, muitos em trajes de trabalho, sejam submetidos às altas temperaturas das salas. Já são numerosos os relatos de docentes e discentes que passaram mal por conta do calor”, escreveram.

Além da instalação de ar condicionado em todas as salas, os estudantes também cobraram bebedouros com água gelada, diminuição do preço das refeições do Restaurante Universitário, novas telas de projeção e tomadas para o carregamento de aparelhos.

LEIA TAMBÉM | Calor excessivo altera metabolismo do organismo, afirmam especialistas

Universidade reconhe falhas e garante investimentos

A PUC-SP emitiu uma nota abordando especificamente o sistema de ventilação.

Segundo a universidade, todas as salas de aula e auditórios contam com algum sistema de ventilação, sendo 43 salas climatizadas e as demais equipadas com ventiladores.

Além disso, ela reconheceu que a situação não é ideal, e informou que há planos aumentar o número de salas com ar-condicionado ainda este ano.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

usp protesto na usp biquinaço na usp biquinaço protesto de estudantes

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar