Loja de celulares divulgada por influencers é acusada de deixar de entregar produtos
De acordo com as denúncias, a loja Club Vip Cel promete iPhones e entrega rápida, mas a entrega não é realizada
18:36 | Mar. 20, 2024
Uma loja de aparelhos eletrônicos online está deixando compradores revoltados. Segundo as denúncias, a loja Club Vip Cel, que possui parcerias com influenciadores digitais no Instagram, é acusada de não entregar os produtos comprados ou enviar apenas carregador e fones de ouvido.
Nos comentários das publicações no Instagram, há reclamações acumuladas. O Instagram da loja, porém, agora conta com postagens com comentários restritos, o que impede de que pessoas comentem. Apenas nas publicações com influencers os comentários são abertos para todos. Segundo o próprio Instagram, a página já mudou o nome nove vezes.
Os influenciadores que divulgam a loja são Vitória Souza e Isadora Pompeo, ambas do nicho gospel, e Lucas Souza, mais conhecido por ter participado do reality A Fazenda e por ser ex de Jojo Toddynho, campeã do programa. Há também a influencer de moda Amanda Rubly.
Em nota da assessoria, Amanda Rubly pediu desculpas sobre as postagens, e ressaltando que a influencer não tinha conhecimento prévio sobre a empresa que a contratara. Na nota, a equipe dela também pontua que está "trabalhando ativamente para remediar a situação, oferecendo suporte aos consumidores afetados e buscando formas de ressarcir integralmente os valores perdidos por meio do link disponibilizado pela Amanda". (íntegra no fim do texto)
O jovem , de 29 anos, denuncia ter feito a compra de um aparelho que até agora não chegou. O celular foi comprado no final de dezembro, com a expectativa de chegar em sete dias.
“Esses influenciadores têm utilizado sua plataforma para promover a empresa, garantindo aos seguidores que adquirem produtos através de sua indicação um serviço de qualidade e confiabilidade. No entanto, a realidade é bem diferente daquilo que eles propagam”, comenta. Ele diz ter recebido uma encomenda apenas com carregador e fones de ouvido e um código de rastreio inválido dos Correios.
Em casos como este, a advogada Cláudia Santos, especialista em direito do consumidor, recomenda que o Boletim de Ocorrência (BO) seja feito.
“Em caso de descumprimento da oferta, as lojas físicas ou virtuais, têm a obrigação de cumprir com a oferta, nos exatos termos em que foi anunciada, caso contrário o consumidor pode exigir a restituição do que foi pago, inclusive [com valor] corrigido (Art. 35 do Código de Defesa ao Consumidor). Em caso de fraude, também pode exigir. Mas, é essencial formalizar o Boletim de Ocorrência, porque estelionato é crime”, afirma.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) aponta que a Polícia Civil do Estado está investigando "as circunstâncias de uma denúncia de estelionato, envolvendo uma loja de equipamentos eletrônicos, que teria ocorrido no final do ano passado".
Segundo a Pasta, Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado no 5º Distrito Policial (5º DP).
A loja promete iPhones a preço menor, por serem produtos "recondicionados" — ou seja, usados que passaram por um processo de reforma. Segundo a loja, os aparelhos são examinados, testados e limpos por técnicos certificados que garantem o completo funcionamento.
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A vítima complementa dizendo que inúmeras pessoas têm relatado experiências negativas após adquirir produtos da loja através das recomendações dos influenciadores.
“O problema central reside no fato de que a empresa não está cumprindo com suas obrigações de entrega e suporte aos clientes. Muitos clientes estão enfrentando atrasos significativos na entrega de seus produtos, enquanto outros simplesmente não recebem seus pedidos, mesmo após longos períodos de espera”.
Felipe comenta que as pessoas que compraram e não receberam os produtos estão se reunindo em grupos online. São, segundo ele, pelo menos 35 pessoas de todo o Brasil em um grupo de aplicativo de mensagens. Além dos relatos parecidos, dois compradores teriam recebidos o mesmo código de rastreio.
O POVO entrou em contato com a assessoria dos influenciadores Vitória Souza e Amanda Rubly, além de tentar contato com a loja Club Vip Cel e não obteve resposta até a publicação desta matéria. O espaço está aberto para futuras respostas.
Nota de Esclarecimento
A equipe de assessoria da Amanda Rubly lamenta profundamente os recentes acontecimentos relacionados à publicação realizada pela influenciadora em parceria com a empresa Vip Cell. Após tomar conhecimento dos problemas enfrentados pelos consumidores, incluindo atrasos e falhas na entrega dos produtos adquiridos, entendemos a gravidade da situação e expressamos nossas sinceras desculpas a todos os afetados.
É importante ressaltar que Amanda foi contratada para realizar uma publicidade, sem ter conhecimento prévio das práticas questionáveis da referida empresa. Seu compromisso sempre foi com a transparência e a integridade em suas parcerias comerciais, visando proporcionar boas experiências aos seus seguidores.
Além disso, destacamos que Amanda possui respaldo financeiro e jurídico para lidar com esta situação adversa. Estamos trabalhando ativamente para remediar a situação, oferecendo suporte aos consumidores afetados e buscando formas de ressarcir integralmente os valores perdidos por meio do link disponibilizado pela Amanda. Ela se compromete a revisar cuidadosamente todas as futuras parcerias, priorizando empresas com reputação sólida e compromisso ético.
Amanda está profundamente abalada com esta situação, pois sempre teve como prioridade o bem-estar e a satisfação de sua comunidade online. Reforçamos nosso compromisso em aprender com este episódio e seguir em frente com responsabilidade e transparência.
Agradecemos a compreensão e o apoio de todos os envolvidos.