Airbnb muda regras e proíbe instalar câmeras; entenda

A partir de abril, a empresa de aluguel de imóveis proibirá a presença de câmeras em suas hospedagens anunciadas; veja alteração do Airbnb

21:19 | Mar. 11, 2024

Por: Penélope Menezes
Airbnb proíbe uso de câmeras internas em espaços para locação na plataforma (foto: Bernard Hermant/Unplash)

A empresa de hospedagem Airbnb anunciou nesta segunda-feira, 11, mudanças em suas regras para o uso de câmeras de gravação nos espaços. A norma atual proibirá a presença dos acessórios no interior das acomodações a partir do dia 30 de abril.

Os equipamentos eram permitidos anteriormente em áreas comuns, como a sala de estar e os corredores, mas o anfitrião deveria avisar os locatários no anúncio. Agora, as exceções incluem câmeras de segurança em áreas externas, monitores de ruído e dispositivos inteligentes, mantendo o mesmo aviso prévio.

“Não permitimos que os anfitriões tenham câmeras de segurança ou dispositivos de gravação que monitoram espaços internos, mesmo que esses dispositivos estejam desligados”, informa a empresa em sua Central de Ajuda.

A plataforma ainda acrescenta que os responsáveis pelo aluguel das acomodações “não são obrigados a divulgar câmeras de segurança e dispositivos de gravação que não estão sob seu controle, como câmeras de segurança no saguão do prédio, mas devem informar aos hóspedes sobre a presença dessas câmeras”.

Mulher encontra câmera dentro de banheiro feminino de hospital em BH; ENTENDA

Airbnb muda regras: reveja caso de câmera escondida

Em janeiro, um casal de turistas encontrou uma câmera escondida em um flat alugado no Porto de Galinhas, praia em Pernambuco.

A descoberta aconteceu após notarem que uma tomada próxima à cama não permitia a entrada de um carregador. Nesse momento, uma luz refletida foi vista no local pela mulher.

A hospedagem foi realizada pelo site Booking, que lamentou o ocorrido e suspendeu a locação do espaço em sua plataforma.