Vídeo: Aranha-armadeira é encontrada em brinquedos e criança é picada

A espécie é uma das mais perigosas do mundo e é encontrada em todo o país; no Ceará, ela é a 2ª maior causadora de acidentes com aranhas, perdendo apenas para a aranha-marrom

20:23 | Mar. 10, 2024

Por: Flavia Oliveira
A aranha estava na caixa de brinquedos da criança; menino foi levado ao hospital após picada (foto: Reprodução Instagram Ellen Martins)

Uma aranha-armadeira foi encontrada dentro da caixa de brinquedos de uma criança de três anos, em Nova Lima, Minas Gerais. A mãe do menino, a influencer Ellen Martins, disse que o fato aconteceu no fim de janeiro, mas que as imagens viralizaram na internet somente neste fim de semana.

“Alerta, principalmente para quem tem criança em casa”, escreveu. Ellen informou ainda que o filho chegou a ser picado pela aranha, e que o menino teve uma reação alérgica imediata, sentindo fortes dores no dedo, local onde recebeu a picada.

A influencer levou a criança ao hospital para receber o tratamento adequado. No dia seguinte, já melhor, foi liberada.

Um dia depois de encontrar a aranha em casa, Ellen afirmou que viu outra aranha em um dos locais do imóvel onde o filho costumava brincar.

Quais as espécies de aranha mais encontradas no Ceará e que causam acidentes?

De acordo com o boletim Vigilância dos Acidentes com Aranhas, publicado no ano passado pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), entre os anos avaliados, as aranhas do gênero Loxosceles (aranha-marrom) foram as que mais acometeram acidentes com 270 notificações distribuídas em 94 municípios do Ceará, o que corresponde a 27,24% dos casos notificados com animais peçonhentos.

Já os acidentes envolvendo as aranhas do gênero Phoneutria sp. (armadeira) foram registrados 112 notificações distribuídas em 52 municípios, equivalente a 11,3% dos casos com peçonhentos.

Acidentes com aranhas: o que fazer?

De acordo com o boletim da Sesa, cada organismo pode apresentar uma reação diferente. Por isso, não esperar a picada piorar para procurar assistência, mesmo que não exista dor intensa e que sejam poucos os sintomas.

Para ajudar na identificação, tente capturar o animal, tirar uma foto ou memorizar seu aspecto. Desse modo, o paciente receberá o atendimento específico.

Acidentes com aranhas: o que não fazer?

  • Não fazer sucção do veneno;
  • Não cortar ou queimar o local da picada;
  • Não passar querosene, fumo, chá, pó de café, terra, pomadas sobre a agressão, pois, além de não melhorar, poderá infectar o local da picada;
  • Não fazer torniquete, pois pode causar gangrena ou necrose local

Veja o vídeo: