Fernandinho Beira Mar e outros 22 presos são transferidos da penitenciária de Mossoró

A operação de transferência aconteceu no último sábado, 2, de maneira sigilosa, após a fuga de dois presos

17:12 | Mar. 04, 2024

Por: Wilnan Custódio
Fernandinho Beira Mar, líder do Comando Vermelho, foi transferido de presídio de onde detentos fugiram (foto: Divulgação / Polícia Penal)

Fernandinho Beira-Mar e um grupo de 22 presos foram transferidos da penitenciária de segurança máxima de Mossoró, no o Rio Grande do Norte. No último dia 14, dois detentos fugiram do presídio e as buscas para encontrá-los mobiliza grande contingente das forças de segurança desde então.

Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, Beira-Mar foi transferido para outra penitenciária de segurança máxima, a de Catanduvas no Paraná, em operação realizada no último dia, 1º. O traficante, preso desde 2015, é considerado uma das maiores lideranças da facção criminosa Comando Vermelho, da qual também fazem parte Deibson Nascimento e Rogério Mendonça — os dois detentos fugitivos.

A operação ocorreu de forma sigilosa, e pelo menos outros dois detentos foram transferidos com Beira Mar para a penitenciária federal paranaense. Os dois detentos seriam Railan Silva dos Santos e Selmir da Silva Almeida, naturais do Acre, e que chegaram a Mossoró junto a Deibson Nascimento e Rogério Mendonça.

Ao todo, 24 presos seriam transferidos, porém segundo a jornalista Daniela Lima, do GloboNews, a Justiça do Rio Grande do Norte negou a transferência de um dos detentos.

Por meio de nota, a Corregedoria de Penitenciária Federal de Mossoró informou que o rodízio de detentos entre presos do Sistema Penitenciário Federal é uma estratégia rotineira e que neste caso aconteceu a pedido do próprio diretor do Sistema.