Hoje é dia dos namorados? Entenda mudança da data no Brasil

Realização do evento em junho está ligada à campanha publicitária, diferentemente dos outros países, que se baseiam em história do Império Romano

11:57 | Fev. 14, 2024

Por: Kleber Carvalho
Foto de apoio ilustrativo: data é a sexta mais importante do comércio brasileiro (foto: Samuel Setubal)

Anualmente, diversos países dedicam a data esta quarta-feira, 14 de fevereiro, aos casais de namorados. No entanto, o costume é um pouco diferente no Brasil, onde a festa só é realizada no mês de junho, durante os festejos juninos. Por que o Brasil não celebra a data junto com o resto do mundo?

A mudança é explicada na origem de cada feriado. Intitulada “Valentine´s day”, em português “Dia de Valentim”, a data ao redor do globo tem raízes ainda no Império Romano, mais precisamente durante o governo de Cláudio II, no século III.

Naquela época, o governante chegou a proibir que os soldados de seu exército se casassem, pois via o casamento como um empecilho para o exercício das funções militares.

A notícia não foi bem recebida por um padre da região, de nome Valentim. Cristão e convicto de que o matrimônio era parte dos planos de Deus, o sacerdote passou a realizar casamentos clandestinos, a fim de preservar as tradições.

Descoberto pelo império de Cláudio, Valentim foi morto no dia 14 de fevereiro do ano 270 e se tornou um mártir na causa dos namorados. Após a morte, grupos de romanos realizavam festejos na data de sua morte, em memória do defensor dos namorados.

Centenas de anos depois, durante o pontificado do papa Gelásio I, entre os anos 492 e 496, Valentim foi canonizado e recebeu um feriado em sua memória, celebrado em 14 de fevereiro.

Origem do Dia dos Namorados no Brasil

A história é um pouco menos romântica e mais comercial. Logo após maio, quando ocorre uma das principais datas do comércio no ano, o Dia das Mães, junho era um mês de poucas vendas para os lojistas, pelo menos até o ano de 1940.

Isso porque naquele ano a antiga loja “Exposição Clipper”, que era localizada na cidade de São Paulo, decidiu contratar o publicitário João Dória para movimentar as vendas no período.

A ideia proposta por Dória e aceita pela empresa consistiu em aproveitar o dia de Santo Antônio, santo casamenteiro do cristianismo, celebrado no dia 13 de junho, e estabelecer a véspera como o Dia dos Namorados no país.

Com o slogan “Não é só com beijo que se presenteia”, a campanha foi premiada pela Associação Paulista de Propaganda como a melhor do ano e logo caiu nas graças do público enamorado.

Data movimenta a economia até os dias de hoje

Desde então o Dia dos Namorados tem movimentado a economia do País ano após ano, sendo hoje a sexta data mais importante para o comércio brasileiro, de acordo com pesquisa feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Ainda de acordo com o levantamento divulgado pela Agência Brasil, a estimativa era de que as comemorações movimentassem R$ 2,5 bilhões no mercado em 2023. De acordo com o economista da CNC, Fábio Bentes, em entrevista à Agência Brasil, os produtos mais procurados durante o festejo são os de vestuário e bens duráveis, como eletrônicos.