Divulgação do resultado do Sisu é adiado para essa quarta-feira, 31
Divulgação estava prevista para esta terça-feira, 30O Ministério da Educação (MEC) adiou para essa quarta-feira, 31, a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. Divulgação estava prevista para o começo da noite desta terça-feira, 30, e chegou a ser anunciada pelo MEC, mas a plataforma indicou instabilidade e veio o aviso de adiamento.
Em nota enviada na noite desta terça, o MEC informou que "a Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação (MEC), área responsável pela operacionalização do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), identificou problemas técnicos no sistema e reiniciou os protocolos de homologação, adiando a divulgação dos resultados definitivos do Sisu 2024 para esta quarta-feira, 31 de janeiro, em horário a ser informado".
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Na manhã desta terça, alguns estudantes relataram já conseguir acessar os resultados, mas o sistema ficou fora do ar na sequência. O Ministério da Educação (MEC) teria retirado as informações do ar após estudantes reportarem problemas nos resultados, aponta a Rádio O POVO CBN. Em algumas das listas, a classificação mostrava alunos com notas menores acima de outros com notas maiores. Também foi reportado mais aprovados que vagas em alguns cursos.
A abertura das inscrições para o Sisu 2024 ocorreu no dia 22 de janeiro, com vagas em 127 instituições públicas que adotam este processo seletivo.
Ao todo, são mais de 264 mil vagas, em mais de 6.800 graduações. Muitos destes cursos são ofertados por várias instituições. Isso significa que candidatos dispostos a mudar de cidade para estudarem têm a possibilidade de escolher entre milhares de vagas.
O Sisu 2024, que este ano terá apenas uma edição, concentra 45% de suas vagas em universidades públicas da região Nordeste do País. Em seguida, vem a região Sudeste, com 32% das vagas, Sul, com 12% das vagas, Centro-Oeste, com 8% e Norte com 4%. Os índices são parciais e podem sofrer alteração até o início do período de inscrições.
Os estados com maior oferta de vagas são Minas Gerais e Rio de Janeiro, com 33.744 e 29.393 vagas disponíveis, respectivamente. A Bahia soma 9% das vagas, seguida da Paraíba, com 8,2%, Rio Grande do Sul, com 5,9%, Pernambuco, com 5,7% e o Ceará, com 5,1%.