Prédio histórico centenário desaba parcialmente em Salvador
Local abrigava um tradicional restaurante da cidade até 2021, um ano após a recomendação de evacuação; não houve feridosUm prédio histórico no Bairro do Comércio, em Salvador, desabou nessa quinta-feira, 25. A edificação era parcialmente tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e sediou por 107 anos o Restaurante Colon, importante empreendimento da região.
O caso foi filmado por câmeras que captaram o momento onde parte do teto desmorona sobre a pista. Em vídeo que circula pelas redes sociais, é possível ver inicialmente a parte da cobertura do edifício caindo e posteriormente os andares superiores. Não há registros de feridos. As informações são do portal UOL.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O prédio já não era mais frequentado desde 2021, quando o Colon deixou de funcionar no local. A medida foi tomada um ano após a Defesa Civil de Salvador recomendar que ele fosse totalmente evacuado.
Na última quarta-feira, 24, o prédio havia passado por vistoria da Defesa Civil, e, devido às condições ruins do imóvel, a área foi interditada. Após consulta ao Iphan, foi decidido que os restos ainda do edifício serão demolidos e a via permanecerá interditada até a conclusão do serviço.
O local era um importante ponto da cultura soteropolitana e bastante conhecido pela citação no livro “Sumiço da Santa”, do escritor baiano Jorge Amado.