Noiva x maquiadora: maquiagem de casamento deve ser mais cara?
A discussão viralizou nas redes e maquiadora afirmou ter sido lesada por sua cliente. E aí? Vale ou não omitir seu casamento para preço menor?A discussão entre uma noiva e a maquiadora de seu casamento viralizou nas redes sociais e dividiu os internautas entre questionamentos sobre suposta precificação abusiva e a extensão dos direitos do consumidor… Afinal, quem está certa na história?
O relato da noiva, Bruna Eloísa, foi compartilhado em seu perfil no TikTok com a legenda “o dia em que virei uma golpista”. Antes de seu casamento, a esteticista escondeu de sua maquiadora o evento, afirmando que iria para um batizado.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Entrei em contato com várias maquiadoras e nenhuma poderia fazer uma 'make' social para uma noiva. Só tinha pacote de noiva, com aquele monte de mimos”, explica Eloísa, que pretendia reduzir os custos da festa. A gravação já alcançou mais de 6 milhões de visualizações.
@brunestetica O dia que virei uma golpist@!!! #maquiagemdenoiva #makenoiva #maquiagemsocial #maquiagemprofissional #pacotenoiva #maquiagemnoiva Witch Familiar (Classical) [Classic](143628) - dice
A resposta da maquiadora, Jey Abrantes, foi publicar um vídeo na quarta-feira, 24, sobre o seu lado da situação. "Eu não vejo nenhum problema a pessoa querer fazer uma maquiagem social no dia do casamento dela, só que claro que eu não posso dar todas as regalias que uma noiva tem”.
“Eu acho que a mentira é um dos maiores problemas e eu não gosto de mentira não só como profissional, acho que na vida, né? Qualquer mentira aí afeta muito nosso coração, nosso psicológico", completou.
Entenda mais sobre a discussão que viralizou na web e dividiu opiniões.
Pedido de noivado em cachoeira de Ubajara viraliza com deslize da noiva; CONFIRA
Noiva x maquiadora: pelo olhar do Direito do Consumidor
“A relação de consumo foi perfeitamente realizada”, destaca o advogado Leandro Joias Chaves sobre o caso.
O serviço a ser prestado e o seu valor, ambos ajustados entre as partes, foram devidamente cumpridos. Nesse caso, independe a ocasião a qual se destinaria a maquiagem realizada pela profissional, “considerando, inclusive, a livre escolha da cliente e o direito à sua intimidade”, completa.
No caso relatado, Bruna tentou entrar em contato com outras maquiadoras, mas todas a obrigavam a comprar o “pacote de noiva” antes de fechar o acordo. No Brasil, a prática pode ser considerada como venda casada.
No artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o termo faz referência ao condicionamento para fornecer produto ou serviço ligado ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos.
"Ela (a maquiadora) falou que foi um desrespeito com ela, que nunca foi tão lesada em toda a sua profissão. Quem vê assim, pensa que eu fui embora sem pagar”, revelou a recém-casada ao receber mensagens da profissional, criticando sua atitude.
Noiva x maquiadora: pelo olhar de uma maquiadora
Não apenas os internautas discutiram sobre a validade ou não da omissão feita pela noiva. Os colegas de profissão da maquiadora Jey Abrantes tinham muito o que falar.
Shábilla Moura
Como maquiadora profissional, Shábilla cobra uma média de R$ 900 para os seus trabalhos com as noivas, incluindo o teste pré-casamento e a maquiagem para o evento.
O preço tem um motivo: os produtos utilizados precisam ser de qualidade superior e oferecer mais resistência do que a encontrada em uma maquiagem comum. “Afinal, a noiva pode se emocionar e a gente precisa garantir que ela não vai ficar completamente borrada”, brinca.
Shábilla explica que geralmente os maquiadores ou os salões oferecem pacotes para o dia da noiva. O produto é composto por serviços extras, como massagens, suítes temáticas, banhos de lua, depilação, unhas, etc.
“Alguns maquiadores e salões cobram um preço impraticável que muitas vezes não condiz com o que eles oferecem. A minha interpretação a respeito disso é que cada noiva sabe o tamanho do seu sonho e sonhos não têm preço”, diz.
Noiva x maquiadora: E aí? Foi ‘golpe’ ou não?
“Honestamente, eu acho que não. Cada profissional oferece um leque de serviços e nesse leque a cliente compra o que lhe atende”, concede.
Na prática, revela a maquiadora, a noiva pode acabar precisando de todo um aparato de serviços, mas cada cliente “vai solicitar o que chega mais próximo do que ela necessita”.
“Nós maquiadores precisamos ser realistas e nos adaptarmos a um mercado onde existem sonhos gigantes e sonhos super simples, onde o mais importante de tudo seria cumprirmos nossa missão de dar a melhor versão para cada mulher, em cada momento de sua vida”.
Com letreiro iluminado na Praia de Iracema, turista do Acre pede namorada em casamento; VEJA
Lays Brunelli
A maquiadora Lays Brunelli ressalta que não trabalha com maquiagem tabelada e por isso não há uma média definida.
"Cada cliente é única no seu sonho e na projeção deste sonho. Que poderá acontecer e figurar em uma maquiagem, que possa acolher e ao mesmo tempo refletir a sua alegria e emoção.
Então, o investimento em uma maquiagem de noiva tem relação direta com a experiência que se quer viver e que pode variar de três até cinco mil reais", aponta.
Noiva x maquiadora: E aí? Foi ‘golpe’ ou não?
A maquiadora Lays Brunelli acredita que a forma como foi colocado o assunto no post pela cliente "foi infeliz": "Ela mentiu para pagar menos em uma maquiagem de noiva. Teria sido mais autêntico se ela tivesse falado a verdade a maquiadora e informado que gostaria de casar com uma maquiagem social. Que ela só queria casar! E não viver uma experiencia memorável", destaca.
Sobre as diferenças entre maquiagem usual e social, Lays diz que a social é prática e requer menos tempo para executá-la. "Varia de 40 à 60 minutos, ou seja, maquiou e vai embora. Já os produtos podem variar também em suas especificações, tipos e valores", diferencia.
"A maquiagem de uma noiva requer uma preparação e um tempo maior para a execução. Tempo este que varia de 4 à 12 horas. Já os produtos tem marcas de grifes de alto padrão específicos", ensina.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente