Candidatos relatam erros no sistema durante o primeiro dia de Sisu
Principais reclamações são sobre instabilidade do site, erros no login e ausência de nota de corte para a primeira opção de cursoO primeiro dia de concorrência por vagas em instituições federais de ensino superior tem sido marcado por reclamações sobre o site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Desde a meia-noite desta terça-feira, 23, quando foi aberta para consulta do processo seletivo, a plataforma tem apresentado inconsistências como quedas frequentes do site e problemas nas notas de corte das primeiras opções de curso, conforme relatos.
A última situação é a que mais tem preocupado os estudantes, pois até o momento não estão podendo concorrer à graduação que mais desejam.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Em alguns casos, os concorrentes recebem avisos de que não há concorrentes suficientes para o curso escolhido, enquanto em outros o site exibe a nota mínima, mas não especifica a posição ocupada pelo participante.
Leia mais
Esse foi o caso de Nicole Magno, 18, que deseja cursar Biotecnologia na Universidade Federal do Ceará (UFC). A jovem afirma que consegue ver a nota de corte do curso, tem pontos para conquistar a vaga, mas foi diretamente aprovada para a segunda opção, sem ocupar posição na escolha inicial.
“Mesmo que a minha segunda opção seja algo que eu goste, a minha preferência ainda era a primeira opção, tanto que eu botei como primeira opção. E eu nem consegui ver a posição que eu ficaria, então foi bem frustrante”, conta a estudante, que afirma acompanhar o problema com apreensão.
“Gera bastante preocupação, porque eu não sei muito bem o que fazer. Estou pesquisando para ver se alguma pessoa teve situação parecida, mas ainda não tive nenhuma resposta”, conclui.
O assunto está entre os mais comentados do dia no X (antigo twitter), onde usuários têm comentado a sobrecarga de acessos no site e os problemas para efetuar login.
Em nota, o MEC reconheceu a instabilidade no sistema e afirma que o problema foi resolvido ainda na tarde da última terça-feira, sem maiores prejuízos aos estudantes.
"A Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação (MEC) detectou casos pontuais de inconsistência na alocação de inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na tarde desta terça-feira (23) e ajustou o sistema, que opera normalmente. A equipe segue trabalhando, em regime de plantão, para garantir a transparência e normalidade do processo seletivo. Nenhum inscrito será prejudicado", afirma o Ministério.
O POVO questionou se as inconsistências na classificação parcial tiveram relação com as alterações na Lei de Cotas, mas não obteve resposta.
Atualizada às 8 horas e 07 minutos de quinta-feira, 25 de janeiro de 2023